Defesa Civil planeja ações de conscientização

Governo
27/07/2009 17h20

Qualquer chuva mais forte na cidade é motivo para que a Defesa Civil Municipal intensifique os trabalhos de fiscalização e acompanhamento dos locais de risco, como morros e encostas. Criado pela Prefeitura de Aracaju no início de junho, o órgão tem como objetivo não apenas atuar em situações de emergência, mas também na prevenção e conscientização das comunidades.

Além de monitorar as áreas da cidade que mais sofrem com deslizamentos e problemas decorrentes das chuvas, a Defesa Civil mantém uma integração com outros setores municipais para garantir a segurança das famílias que residem em locais de risco. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) são alguns órgãos parceiros nessas ações.

Para o coordenador da Defesa Civil, Nicanor Moura, os desastres relativos a moradias irregulares são previsíveis e evitáveis, desde que a sociedade colabore com o trabalho da Prefeitura, sobretudo no que diz respeito à prevenção de acidentes. "Quando chove a gente se preocupa porque a chuva pode ser fatal para alguns moradores", afirma.

Segundo ele, a Defesa Civil não apenas fiscaliza e procura soluções para casos de emergência, mas, principalmente, busca medidas preventivas. "O importante é estimular a cultura da prevenção, educando a população para isso", garante. "Estamos organizando placas para os locais de maior risco, para que todos saibam como é perigoso erguer moradias ali", completa.

Placas de alerta com os dizeres ‘Proibido construir, ampliar e reformar' serão colocadas em locais de risco, como Coqueiral, Cidade Nova, Alto da Jaqueira e bairro América. Além disso, também estão sendo planejadas palestras nas comunidades, para conscientizar e orientar a população.