Seminário integra serviços da Vigilância em Saúde e Atenção Básica

Saúde
24/07/2009 17h44
Início > Notícias > Seminário integra serviços da Vigilância em Saúde e Atenção Básica

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou o I Seminário de Integração entre a Coordenação de Vigilância em Saúde e a Rede de Atenção Básica do município. Participaram do encontro gerentes das 43 Unidades de Saúde da Família (USF). O seminário aconteceu das 14 às 17h30, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), nos dias 15, 16 e 17 para os gerentes da 1ª à 4ª regiões; e nos dias 22, 23 e 24 de julho para os gerentes da 5ª à 8ª regiões.

De acordo com a coordenadora do Ceps, Maria Ângela Leite, o objetivo principal do seminário foi promover a integração entre os gestores das USF e as coordenações dos programas municipais de saúde. "A idéia é unir os profissionais da Rede de Atenção Básica [Reab] aos programas municipais DST/Aids, Saúde do Adulto, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde Bucal, Núcleo de Gestão de Pessoas, Coordenação de Assistência Farmacêutica, entre outros", destacou Maria Ângela.

A integração entre a Atenção Básica e a coordenação de Vigilância vai tornar os serviços de assistência em Saúde de Aracaju ainda mais eficazes. "Com a qualificação dos gerentes eles vão conhecer melhor os programas e tudo que nós temos dentro do nosso sistema de saúde para ofertar aos usuários. Foram seis dias com os gerentes das UFS. Acreditamos que após esse momento eles vão poder retornar para as unidades e implementar o monitoramento das ações de vigilância em saúde para que possamos melhorar nossos indicadores", pontuou a coordenadora municipal de  Vigilância em Saúde, Tânia Santos.

Além dos 43 gerentes das UFS de Aracaju e dos coordenadores de Vigilância em Saúde, também participaram do seminário os oito coordenadores da Rede de Atenção Básica e todos os coordenadores dos Programas Municipais de Saúde. Ao fim do seminário foi definida uma agenda de reuniões com o colegiado da Atenção Básica, envolvendo gerentes, enfermeiros, médicos e equipes de saúde para discussões permanentes sobre a melhoria da assistência nas USF.