Na tarde desta sexta-feira, 24, o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, reuniu-se novamente com membros do Rotary Sul, da diretoria do Hospital São José, da coordenação de fissurados e do Programa de Saúde Bucal para acertar os últimos detalhes para a chegada do grupo de voluntários da Rotaplast International. A equipe é composta atualmente por 152 profissionais especializados em cirurgias plásticas em geral. O objetivo da vinda do Rotaplast International à Aracaju é desenvolver um trabalho junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na realização de cirurgias de fissuras lábio-palatais no Hospital São José.
"Essa é a quinta reunião realizada na SMS. Estamos tratando da fase final da vinda desse grupo para a realização de cirurgias de fissurados lábio-palatais em Aracaju, tanto para pessoas vindas de todos os municípios de Sergipe quanto do Estado da Bahia. O Rotaplast International desenvolve esse trabalho em vários países. Esta é a segunda vez que eles vêm ao Brasil. Estamos fazendo os ajustes finais para a chegada desse grupo, para que já esteja tudo preparado para a realização dos procedimentos cirúrgicos", destacou o secretário Marcos Ramos.
Os membros do Rotaplast International desembarcarão em Aracaju entre os dias 10 e 26 de agosto. Serão 21 estrangeiros - 16 profissionais de saúde e cinco auxiliares administrativos - para a realização cirurgias plásticas em crianças que possuem fissuras lábio-palatais. Médicos, enfermeiros, dentistas, patologista, ortodentistas, anestesistas e pediatras fazem parte da caravana.
De acordo com o presidente do Rotary Aracaju Sul e secretário de Saúde de Pirambu, Mardem Andrade, os procedimentos cirúrgicos terão início um dia após a chegada da equipe.
"No dia 11 começam os procedimentos de triagem e as cirurgias. Estamos fazendo alguns ajustes junto ao Hospital São José, Serviço de Atendimento ao Fissurado de Sergipe, Rotary Aracaju e a SMS para que possamos ter todos os equipamentos e condições para realizar todas as 80 cirurgias previstas. Agora, estamos tratando do ajuste técnico e da divisão de serviço entre cada órgão envolvido", salientou.
Fissuras
As fissuras lábio-palatais, também conhecidas como lábio leporino, são resultado de um defeito congênito na região bucal. Alguns fatores podem contribuir para o seu aparecimento, como ingestão abusiva de álcool e medicamentos por parte da gestante. O tabagismo é um hábito que também pode contribuir para o aparecimento do problema. A realização da cirurgia é importante do ponto de vista estético e funcional.
Cirurgias plásticas para esse tipo de deformação já são realizadas em Aracaju. A presença do Rotaplast International vem ampliar o número de atendimentos e efetivar políticas de intercâmbio e integração, contribuindo para a constante qualificação do serviço prestado à população.