Profissionais de saúde são capacitados em psicodiagnóstico e psicofármacos

Saúde
27/07/2009 17h52

Profissionais da Rede de Atenção Básica em Saúde de Aracaju (Reab) estão sendo capacitados para diagnosticar e tratar pacientes com transtornos mentais. Desde março deste ano, médicos, enfermeiros e assistentes sociais que compõem a rede participam de um curso em psicodiagnósticos e psicofármacos. Os termos se referem, respectivamente, ao diagnóstico na área de saúde mental e às drogas e medicamentos utilizados no tratamento desses transtornos. A capacitação acontece no Centro de Estudos Permanente em Saúde (Ceps).

Segundo a integrante da equipe técnica de pedagogia do Ceps, Salviana Sarmento, a capacitação é dividida em três momentos. "São três aulas: a primeira fala sobre os transtornos psicóticos; a segunda enfatiza os transtornos de humor; e a terceira os transtornos ansiosos. As aulas acontecem em três turnos para os médicos e apenas um turno para assistentes sociais e enfermeiros", explicou.

O curso é ministrado por psiquiatras da rede especializados nos temas abordados. Antes da aula, eles trazem casos clínicos para serem discutidos com os profissionais que participam da capacitação. Em seguida, promovem um debate sobre os temas tratados durante a aula.

De acordo com Salviana, o objetivo principal da capacitação é fazer com que os profissionais da Reab possam reconhecer e, quando possível, tratar esses tipos de transtornos. "O nosso objetivo é fazer com que os médicos, enfermeiros e assistentes sociais saibam diagnosticar os casos e possam tratá-los, dentro da possibilidade da Atenção Básica. Cerca de 80% dos casos de transtornos mentais podem ser tratados na Atenção Básica e os 20% restantes, que são de maior gravidade, devem  ser encaminhados aos Caps,  serviços de referência em saúde mental ou urgências psiquiátricas do município", ressaltou Salviana Sarmento.

Profissionais da 1ª, 2ª e 3ª regiões já concluíram a capacitação. Atualmente, estão passando pelo curso as turmas das 4ª, 5ª e 6ª regiões. Depois, o curso será ministrado aos profissionais da 7ª e 8ª regiões, abrangendo toda a Rede de Atenção Básica.