Trade turístico local se reúne para discutir Destino Indutor

Funcaju
28/07/2009 17h19
Início > Noticias > 38724

Atualizar a matriz de hierarquização das variáveis, definida pelo trade turístico de Sergipe e atualizada pelo grupo gestor do Destino Indutor (DI) em dezembro de 2008, foi o objetivo da reunião realizada na manhã desta terça-feira, 28, no Departamento de Turismo (Detur) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Participaram do encontro representantes da Sedetec, SMTT, BNB, Senac, Sebrae, Emsurb, Seplan Municipal e Estadual, Abav, Emsetur e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). Durante a reunião foi abordado, entre outros assuntos, o andamento dos projetos relacionados à melhoria dos indicadores relativos a aspectos ambientais, monitoramento, infra-estrutura, cooperação regional, políticas públicas, economia local e de serviços e equipamentos turísticos.

De acordo com a diretora de turismo da Funcaju, Tanit Bezerra, a urgência na atualização da matriz de hierarquização das variáveis se dá pelo fato de que nos dias 3 e 4 de agosto, a Funcaju e a Sedetec participarão de uma reunião no Ministério do Turismo (MTur), em Brasília, onde as ações de melhorias no setor turístico realizadas pelos governos municipal e estadual serão apresentadas, bem como novas sugestões e projetos.

Ainda segundo Tanit, em setembro de 2008, o MTur, através da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em parceria com o Sebrae, Prefeitura de Aracaju e Governo de Sergipe, realizou em Aracaju o Seminário Técnico sobre Competitividade nos Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. Na oportunidade, técnicos apresentaram o resultado da primeira avaliação do município, realizada em dezembro de 2007.

"Estamos trabalhando para que na próxima avaliação a ser feita no mês de setembro, os projetos executados e os que estão sendo desenvolvidos possam ser computados, melhorando ainda mais nossos indicadores", declara Tanit, completando que o conteúdo da matriz também serve como norteador de investimentos e captação de recursos para o Destino Indutor Aracaju. Além disso, os investimentos do MTur visam à Copa do Mundo 2014. "Como somos vizinhos de um dos Estados que sediará a Copa do Mundo em 2014, há a possibilidade de se estruturar a cidade para ser uma sub-sede", enfatiza.

Melhorias 

Segundo o diretor do Detur, Joab Silva, é fundamental que a matriz de variáveis se enquadre nos métodos estabelecidos pelo Ministério Turismo, e isso já vem sendo feito. "Criamos e estamos atualizando um plano de ação de desenvolvimento turístico de longo prazo, com foco na metodologia do Projeto de Destinos Indutores", ressalta.

O diretor explica que as atividades desenvolvidas pelos órgãos parceiros do grupo gestor são indicativos de que o sucesso do projeto em Sergipe é só uma questão de tempo. Ele cita como exemplo a sinalização turística que está em fase final de implantação em todo o estado, como também o projeto de sinalização turística de Aracaju, desenvolvido pela SMTT, a ser implantado nos próximos meses.

Para Joab, os resultados que serão apresentados em Brasília na próxima semana servirão para apresentar a evolução obtida pelo grupo gestor. "Mostraremos o quanto avançamos nas problemas que foram identificados como gargalos em 2008 e o quanto é grande o nosso compromisso a partir de então", afirma.