Uma novidade pode ser vista por quem trafega pela rodovia José Sarney, mais especificamente no trecho onde alguns bares ocupavam uma área de proteção ambiental. Após a determinação da Justiça Federal, que culminou com a demolição dos estabelecimentos, a Prefeitura de Aracaju deu início à construção de 17 quiosques padronizados. Cerca de quatro meses se passaram e parte da nova estrutura já compõe o cenário do local. O investimento é de R$ 2.188.268,90, com recursos próprios do município.
As novas unidades foram divididas em três módulos. O primeiro, com seis quiosques, é o mais adiantado. "Nessa etapa inicial já avançamos bastante e agora estamos trabalhando na colocação da cobertura", informa o engenheiro da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Luiz José Dias Gomes. Com todos os pilares levantados, o trecho conta ainda com um passeio que dá acesso ao mar, além do muro de contenção.
Nos demais módulos (o segundo com cinco quiosques e o terceiro com seis), as obras também avançam. Ambos estão terraplanados e com muros de contenção. Ao todo, 46 operários trabalham diariamente, em dois turnos, por todo o trecho da praia de Aruana onde os quiosques vêm sendo construídos.
De acordo com o engenheiro da Emurb, as obras seguem o cronograma, que prevê a conclusão em um prazo de 300 dias. "Se não houver imprevistos, tudo deve estar pronto entre o final de dezembro e o início de janeiro", afirma Luiz José Dias, explicando que mesmo a chuva não compromete tanto o andamento das obras, uma vez que a areia perde a umidade mais rapidamente que outros tipos de solo.
Mais melhorias
A urbanização da área do entorno dos quiosques também está prevista, com mais de 1.800 m² de grama e 3.250 m de calçamento. A estrutura será feita dentro das leis de acessibilidade, com rampas e piso tátil, de modo a garantir acesso fácil e seguro à nova área de lazer. Entre os elementos urbanos que serão colocados estão 16 postes de iluminação e 34 bancos, além de vagas de estacionamento em frente a cada módulo de quiosques.