PMA viabiliza ampliação do Complexo Educacional do Santa Maria

Educação
29/07/2009 14h21
Início > Notícias > PMA viabiliza ampliação do Complexo Educacional do Santa Maria

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, sancionou na manhã desta quarta-feira, 29, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, a lei 3.724, de 30 de junho de 2009, que cede parte da área da escola municipal Papa João Paulo II, no bairro Santa Maria, ao Governo Estadual. A iniciativa visa garantir a viabilidade do projeto de ampliação do Complexo Educacional Vitória de Santa Maria, que já estava pronto, mas dependia do terreno pertencente à Prefeitura de Aracaju para ser executado. Antes de ser sancionada, a lei foi encaminhada pelo prefeito à Câmara de Vereadores, que a aprovou por unanimidade.

Com a cessão da área, o Estado vai construir no local um centro experimental de ensino profissionalizante, além de uma biblioteca e um auditório. "O ensino profissionalizante será implantado em dois turnos, dentro dos padrões de excelência, e isso só se tornou possível graças à boa vontade da Prefeitura, que está disponibilizando o espaço", relatou a procuradora geral do MPE/SE, Cristina Foz Mendonça. Segundo ela, o projeto do Vitória de Santa Maria tem sido bem sucedido e o reflexo disso está na elevação da auto-estima da população do bairro.

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, esse é um momento que deve ser celebrado, pois se trata de uma lei que, apesar de ser considerada simples, tem muita representatividade. "O nosso problema educacional tem que ser resolvido dessa forma, com união, junção de interesses e o comprometimento de todos os setores da sociedade. Hoje nós já temos uma escola de qualidade e que ficará ainda melhor", destacou o prefeito.

Para ele, a atuação do Ministério Público Estadual é uma lição a ser seguida em todo o país. "O MPE foi fundamental na construção da Escola Vitória de Santa Maria; foi quem começou a luta, o trabalho, todo o processo para que a gente construísse uma parceria inédita", ressaltou. "A idéia agora é incrementar o espaço com um núcleo de ensino profissionalizante de qualidade, para que os alunos possam entrar no mercado de trabalho e melhorar a qualidade de vida de suas famílias", explicou Edvaldo.

Recursos

O Complexo Educacional tem hoje 3.200 alunos. "Essa ampliação colocará mais 700 estudantes dentro da sala de aula, em turno integral, com quatro refeições. Essa é uma vitória de todos nós", afirmou o promotor de Justiça Orlando Rochadel. Ele ainda anunciou que os projetos de ampliação foram doados por uma empresa privada, sendo que o Governo do Estado já possui recursos. "Esse ato do prefeito foi fundamental, pois o Estado só poderia licitar o projeto sendo o proprietário da área", explicou.

Conforme o secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, os recursos são oriundos do Ministério da Educação (MEC). "O projeto antecipa o que o Governo Federal está chamando de ensino médio inovador. Na realidade, já estamos fazendo em Sergipe o que o ministério pretende levar para todos os outros Estados. Inclusive já temos os projetos arquitetônicos. A obra está prevista para começar até o final de 2009 e cerca de R$ 2,5 milhões devem ser investidos", disse Lima.

Histórico

O Complexo Vitória de Santa Maria é uma bem-sucedida parceria entre Prefeitura de Aracaju, o Governo do Estado, o Ministério Público Estadual (MPE) e a iniciativa privada, na tentativa de suprir a necessidade de criação de duas mil vagas para crianças que se encontravam fora da sala de aula numa das áreas mais pobres de Aracaju. O diagnóstico veio do Censo Educacional realizado no bairro pelo MPE em 2003. Com a parceria, foi possível construir a maior e mais moderna escola pública de Sergipe.

Santa Maria

Durante a solenidade, Edvaldo falou sobre os investimentos realizados pela Prefeitura no bairro Santa Maria. "Nos últimos anos o que estamos fazendo no Santa Maria faz parte de uma ampla e bem articulada política governamental. O bairro era considerado uma chaga para Aracaju, as pessoas que lá residem tinham vergonha de contar que moravam no local", lembrou.

Segundo ele, desde o ano de 2002 a Prefeitura iniciou um projeto de recuperação do Santa Maria. "Investimos mais de R$ 50 milhões na drenagem no conjunto Padre Pedro, em escolas, praças, unidades de saúde, canalização, construção da avenida central, entre outras melhorias para a população", informou Edvaldo.

Presenças

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito, Silvio Santos; dos secretários municipais de Governo, Karla Trindade; da Administração, Daniel Fortes; de Gabinete, Bosco Rolemberg; de Saúde, Marcos Ramos; do Controle Interno, Lucivanda Nunes; o superintendente da SMTT, Antônio Samarone; o presidente da Fundat, Carlos Magno; o procurador geral do município, Luiz Carlos Oliveira de Santana; e o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite.

Também estiveram presentes os vereadores Emmanuel Nascimento, Simone Gois, Jailton Santana, Chico Buchinho, Dr. Gonzaga, Waldir Santos, Miriam Ribeiro, Ivaldo José, Fábio Mitidieri, Evando Franca, entre outras autoridades.