PMA apóia projeto de comunicação para deficientes visuais

Comunicação Social
03/08/2009 16h48

Visando garantir e ampliar direitos de pessoas com necessidades especiais, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realiza parcerias com entidades dedicadas à causa do deficiente. Uma delas é a Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise), que lançou neste mês de julho um informativo eletrônico com o nome 'Adevise Notícias'. O projeto pretende democratizar o acesso à informação aos associados.

A iniciativa está sendo conduzida pelo assessor de comunicação e professor da Adevise, Lucas Aribé Alves. O jovem jornalista - que é cego - produz, edita e apresenta o informativo. "O programa é todo em áudio e inclui notícias, reportagens, comentários, entrevistas e serviços. Tratamos da atuação da entidade, o relacionamento com os sócios e as famílias, além de assuntos gerais sobre entretenimento, inclusão profissional e defesa de direitos. A duração da primeira edição é de 30 minutos, mas vamos tentar ampliá-la mais à frente", garante.

Segundo a presidente da Adevise, Maria Ubiracy Mendonça, a idéia do jornal em áudio é levar as notícias da própria associação aos associados que não têm condições de se locomover e participar mais ativamente do dia a dia da entidade. "Espero que todos aprovem, gostem e façam a sua assinatura para receber em casa o seu jornal. Ele é gratuito e será entregue num CD, que o interessado pode ouvir", explica.

Para o secretário municipal de Comunicação, Rafael Galvão, poder colaborar com o projeto é uma satisfação para a Prefeitura de Aracaju. "Essa é uma iniciativa que democratiza o acesso à informação, promove a inclusão pela comunicação e permite a maior aproximação entre os membros da entidade, que realiza um trabalho interessante de promoção e defesa de direitos", afirma.

Adevise

Fundada em 12 de junho de 1999, a Adevise é uma associação civil beneficente, sem fins lucrativos, que luta pelos direitos das pessoas portadoras de deficiência visual e por sua inclusão tanto na sociedade quanto no mercado de trabalho. A entidade conta hoje com 240 associados, e parte deles também é usuária do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas Portadoras de Deficiência Visual (CAP), uma unidade volta à educação de pessoas com deficiência visual mantida pela PMA.

Para desenvolver as atividades, a Adevise depende de toda a ajuda que puder receber, seja na forma de doações de materiais, contribuições financeiras, e até de serviços prestados por voluntários. Para obter mais informações, os interessados podem acessar o site da entidade ou ligar para o telefone (79) 3217-5896.

Na sede da associação, que funciona em uma sala cedida pela Secretaria Municipal de Educação, são realizados ensaios do Coral Terceira Visão, atendimento psicológico e cursos de braille, artesanato, informática, orientação e mobilidade, além de atendimento psicológico.