Com as chuvas sazonais na capital, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vem intensificando as ações de combate à dengue. Além da força-tarefa realizada constantemente pelos agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em diversos pontos da cidade, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) também faz a limpeza de terrenos baldios.
Na manhã desta quinta-feira, 30, cerca de 15 agentes realizaram atividades de limpeza, capinagem e recolhimento de lixo no bairro Cidade Nova. A equipe limpou terrenos abandonados, aparou a vegetação em torno das calçadas e ainda retirou todo o material jogado pela população.
Qualquer embalagem ou recipiente depositado indevidamente nesses locais pode se transformar em focos para a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Para o supervisor de endemias da Cidade Nova, Elielson Lima Rodrigues, o lixo jogado nas ruas é um dos principais problemas enfrentados na luta contra a doença.
"Mapeamos o local para intensificar as ações porque aqui o índice de infestação foi um pouco elevado em relação aos outros bairros. A população aqui joga muito lixo nos terrenos, então trazemos a Emsurb para fazer a limpeza desses locais e evitar focos de dengue", explica Elielson Rodrigues.
O supervisor também chama a atenção para a colaboração da sociedade no combate ao mosquito transmissor. "A maioria dos focos está dentro das residências, é importante se conscientizar", afirma, lembrando que os agentes de endemias visitam as moradias da região com frequência, orientando a população sobre os riscos do acúmulo de água parada.