Credpovo facilita vida de trabalhadores formais e informais

Formação para o Trabalho
31/07/2009 08h20
Início > Notícias > Credpovo facilita vida de trabalhadores formais e informais

A geração de trabalho e renda tem sido uma das prioridades da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). É nesse sentido que a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) vem ampliando e aperfeiçoando cada vez mais seus serviços de profissionalização de jovens e adultos, realização de feiras e exposições, e apoio a trabalhadores formais e informais.

Um dos maiores estímulos à geração de trabalho e renda em Aracaju tem sido o financiamento. Através do Credpovo - programa gerenciado pela Fundat - qualquer trabalhador pode montar seu próprio negócio, melhorar sua atividade comercial e aumentar a renda. Apenas no primeiro semestre de 2009 foram aprovadas 48 propostas de financiamento, feitas por pessoas físicas e jurídicas. Além disso, nesse mesmo período, foram criados 51 novos empregos com o Credpovo.

De acordo com o projetor financeiro da Fundat, Antônio Bezerra Braz, uma das maiores vantagens do Credpovo é o valor das taxas de juros. "Os índices vão de 6,75% a 26,4% ao ano, a depender da finalidade do empreendimento, prazo de pagamento e dos programas de cada banco parceiro", afirma.

Trabalhadores do comércio ambulante, costureiras, cabeleireiros, donos de bares, entre outros que fazem parte do comércio informal, podem captar até R$ 10 mil junto à Fundat. "Esses autônomos têm um prazo de carência de três meses e podem pagar em até 36 parcelas, com juros de 1,2 a 2,2% ao mês", explica Antônio Braz.

Já os trabalhadores do setor formal, como a indústria, comércio, serviços e turismo, têm a oportunidade de conseguir financiamento de até R$ 100 mil. "No caso dos trabalhadores formais, tanto a carência quanto o prazo de pagamento são maiores. Dessa forma, muitas vezes é mais vantajoso formalizar a atividade comercial. Além da carência de até quatro anos, o pagamento pode ser feito em até 144 meses, com taxas de apenas 0,5% ao mês", afirma o projetor financeiro da Fundat.

Os valores são repassados através de parcerias com diversas instituições financeiras, como o Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Banese e Caixa Econômica Federal. A escolha do banco para o financiamento depende do tipo de atividade comercial exercida pelo candidato ao financiamento.

Procedimento

Os interessados em solicitar financiamento para atividades comerciais na Fundat podem comparecer à sede do órgão de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. De acordo com Braz, a Fundat oferece flexibilidade no atendimento. "Nós nos dispomos a negociar o horário de atendimento com as pessoas, pois sabemos que quem trabalha sempre está atarefado e muitas vezes não consegue se adequar ao nosso horário de funcionamento", afirma.

Os documentos exigidos para o financiamento são: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Antônio Braz explica que, para a efetivação do contrato, a fundação se encarrega de fornecer todas as informações necessárias para fazer com que o candidato se sinta seguro em sua decisão.

"Nós temos uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe. A Empresa Júnior de Administração da UFS fornece assistência técnica aos candidatos. Além disso, fazemos uma entrevista, procuramos saber os reais objetivos da pessoa e orientar quanto à melhor forma de financiamento", explica Braz, ressaltando que também é feita uma simulação do financiamento. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (79) 3179-1331.