A população já pode sentir as melhorias que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está promovendo no transporte público da cidade. Serão investidos R$ 140 mil até dezembro de 2009 em reformas e adaptações de quatro dos seis terminais de integração de ônibus coletivo. As obras foram planejadas pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e começaram na primeira semana de julho, no terminal Fernando Sávio, Centro. No mês de agosto será a vez do terminal Manoel Menezes, na área dos Mercados Municipais.
Além das ações normais de recuperação do piso, dos telhados, da pinturas e da comunicação visual (placas), serão implantados equipamentos que promovam acessibilidade para pessoas com deficiência. O serviço inclui barras e portas adaptadas nos banheiros, assim como transferência de objetos que sirvam como obstáculos, a exemplo de telefones públicos e declives. Também serão recolocadas tabelas com as linhas de ônibus e respectivos locais de embarque em linguagem braille (para cegos), piso tátil e rampas.
Segundo o diretor de Planejamento da SMTT, engenheiro civil Antônio Fernando Menezes Nunes, além dos terminais do Centro e dos mercados, passarão por melhorias os terminais de integração do Distrito Industrial (DIA) e Maracaju, na zona Norte, e o terminal aberto da avenida Rio Branco. "A primeira reforma durou quase um mês, mas a tendência é que as demais sejam aceleradas, pois estamos saindo do período de chuvas, que atrasa bastante o cronograma. A previsão é que todos estejam prontos até dezembro", informa.
Ainda de acordo com o engenheiro, 10 funcionários fazem as reformas durante o dia e também durante a noite. "Aproveitamos os horários de menor movimento para realizar as intervenções, já que optamos por não fechar os terminais que estão sendo reformados", explica, acrescentando que os terminais Atalaia, Zona Sul, e Leonel Brizola, na Zona Oeste, já se encontram em condições plenas de uso. O primeiro foi reformado recentemente e o segundo, quando construído, já recebeu todos equipamentos necessários.
Dignidade
No terminal Fernando Sávio, o funcionário público aposentado Manoel Rodorval Santos, 79 anos, aprovou a reforma do banheiro masculino. Ele, que reside no Parque São José, em Nossa Senhora do Socorro, destaca que nunca viu um banheiro público tão bonito e limpo como o do terminal. "Venho várias vezes por semana ao Centro de Aracaju fazer compras ou pagar contas e muitas vezes precisei fazer minhas necessidades ou mesmo lavar as mãos e não ficava satisfeito com as instalações. A prefeitura está de parabéns, pois assim dá mais dignidade aos usuários de ônibus", elogiou.
Para o pedreiro Rui Nascimento, o trabalho está sendo gratificante. "Uso ônibus todos os dias para trabalhar e fico satisfeito em poder contribuir para essa melhoria", revela. Mesma opinião é a do mestre de obras José Carlos Menezes, que mal pode esperar a hora de entregar a obra. "Recuperamos todo o piso normal, instalamos 180 m² de piso especial e as oito rampas. No entanto, o que nos entristece é que assim que liberamos o banheiro masculino, ele foi pixado e vamos limpá-lo, enquanto terminamos o banheiro feminino. A fase agora é a de pintura, que deve ser teminada até a semana que vem, por causa das chuvas", complementa.