Em Aracaju, os mercados municipais funcionam como importantes pontos de abastecimento de produtos para a população. Em datas comemorativas, como o Dia dos Pais, os diversos artigos comercializados no local viram alternativas de presentes e ingredientes para pratos especiais.
De acordo com o comerciante Jamisson de Oliveira, muitos aracajuanos e turistas optam pelo artesanato típico de Sergipe para presentear os pais no segundo domingo de agosto. "Os produtos mais requisitados são cachaças, licores, redes, o artesanato em cerâmica e artigos em couro, como sandálias, chapéus e maletas", descreve.
Segundo ele, as datas comemorativas aquecem as vendas e aumentam os lucros. "Como neste período a quantidade de turistas diminui, o Dia dos Pais ajuda a gente a garantir boas vendas", afirma.
Os mercados municipais são administrados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que cuida da limpeza, manutenção da estrutura e ordenamento do comércio. O mercado Albano Franco reúne os setores de alimentos. Já os produtos da culinária e do artesanato locais são comercializados nos mercados Antônio Franco e Thales Ferraz.
Mercado Albano Franco
No setor de frutos do mar do mercado Albano Franco, os diversos tipos de camarões e peixes são os mais procurados pelos aracajuanos para o almoço do Dia dos Pais. Segundo o vendedor Enaldo Teles, que há 30 anos trabalha com o comércio de camarão, o crustáceo é bastante requisitado para o preparo de pratos como bobó e moqueca.
"Aqui podem ser encontrados o camarão pistola, o ‘escolha', o camarão de viveiro, o filé - que já vem descascado -, entre vários outros. Além disso, tem crescido bastante a procura pela lagosta", revela.
Ainda de acordo com o comerciante, os preços dos pescados devem permanecer os mesmos. "O fornecimento está normal e acredito que os vendedores estão preparados para o aumento das vendas no Dia dos Pais", afirma.
Ainda no mercado Albano Franco, no segundo andar, estão instaladas bancas que comercializam produtos de informática e eletroeletrônicos, a exemplo de pendrives, MP10, câmeras digitais e celulares, além de calçados e roupas.
Estrutura
Ao todo, dois mil comerciantes têm permissão para vender seus produtos nos boxes cedidos pela Prefeitura de Aracaju. No local, uma equipe de 16 fiscais da Emsurb se reveza para organizar o comércio.
Para garantir a limpeza do espaço, a Emsurb criou novas regras a serem seguidas pela empresa contratada. Além disso, trimestralmente é realizada a dedetização e a desratização dos mercados.