Em comemoração ao Dia do Folclore, 22 de agosto, a Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Liberdade, preparou uma programação especial com o propósito de resgatar os costumes e as tradições populares. As atividades incluem rodas de discussões, apresentações artísticas e brincadeiras.
A abertura da programação será no próximo dia 18, às 17 horas, com a apresentação da banda ‘Os caras redondas’. Em seguida, acontece a 6ª edição da exposição ‘Visão Folclórica’, dos usuários do Caps Liberdade, com o tema ‘Ervas Medicinais’.
A partir do dia 18, todas as terças e quintas-feiras, às 14 horas, os contadores de história Ivany Braz de Jesus Oliveira e Tarcísio Bruno Santos Silva, do projeto ‘Hora do Conto’, vão apresentar ‘O que é folclore?’ (teatro de fantoches); ‘O menino, seu avô e a árvore da vida’; ‘Brincando com provérbios populares’; e 'Brincando com Advinhas'. As escolas que desejarem participar dessa atividade podem fazer o agendamento pelo telefone (79) 3179-3742.
De 18 a 31 de agosto, das 8 às 17 horas, acontece a exposição 'Brinquedos e Brincadeiras', cujo propósito é promover um resgate das atividades lúdicas que no passado fizeram parte da vida de muitas crianças e que hoje estão esquecidas. Serão expostas bolas de gude, bonecas de pano, piões e outros brinquedos.
Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Waldoilson Leite, ações dessa natureza reforçam a preocupação da Prefeitura de Aracaju em não deixar que as tradições folclóricas caiam no esquecimento. “Por mais evoluídos que estejamos, a nossa cultura deve ser preservada e disseminada para as novas gerações”, pontua.