Pensando em embelezar a cidade e oferecer mais conforto aos aracajuanos e turistas que visitam a capital sergipana, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) deu início às obras da passarela de acesso ao banho de água doce da Praia de Aruana, em frente ao Tecarmo.
Em uma área total de 192,5 m² serão implantados a passarela e mais dois quiosques de água de coco, com mesas e um ambiente acolhedor para os banhistas. Orçado em R$ 202 mil e construído com recursos próprios, o deque deverá ser concluído em 90 dias. Ao todo, 13 pessoas executam os serviços.
Segundo o engenheiro da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) Roberto Leite, responsável pela fiscalização da obra, um dos grandes diferenciais está no material utilizado. "O piso rampado será construído com concreto, na parte estrutural. O revestimento será feito com madeira impermeável. E, logo no início, teremos um muro de contenção", adianta Roberto.
"Em vários pontos da obra, sete degraus de 1,80 metros darão acesso a todas as partes da passarela, que medirá 47 metros. Já no espaço final, as pessoas terão ao seu dispor um chuveiro com 2,10 metros de altura, a partir do piso", antecipa o mestre de obras Camerino da Costa.
Projeto
De acordo com a arquiteta da Emurb, Angélica Rocha, a obra foi pensada de forma a se adequar à praia. "Quando pensamos na passarela, optamos por uma arquitetura bastante rústica para combinar bem com o ambiente praieiro. Uma arquitetura leve, e que não oferece agressões ao meio ambiente", explica Angélica.
"Além disso, o local é favorável à construção da obra porque não temos edificações por aqui. E o ambiente é perfeito para os esportistas, para quem caminha na praia e gosta de dar uma paradinha para tomar água de coco", complementa a arquiteta.