Boa parte das cerca de 280 mil pessoas que utilizam ônibus diariamente em Aracaju já percebe a diminuição do tempo que os veículos levam para fazer seu percurso habitual. Dados da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) revelam que a velocidade média dos 510 veículos coletivos que circulam na capital aumentou de 19,2 para 20,3 km/h, o que significa que o trânsito ganhou mais agilidade.
A principal medida adotada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) foi proibir estacionamento ao longo de avenidas como Barão de Maruim e Ivo do Prado, dois dos sete grandes corredores de circulação de ônibus da cidade. Os meio-fios foram pintados em amarelo e placas foram afixadas ao longo das avenidas, sinalizando a proibição. A mudança foi incorporada aos poucos e trouxe uma série de benefícios à população, sobretudo aos pedestres e usuários do sistema de transporte público.
Os oito minutos que ganhou no trajeto entre sua casa, no bairro Jabotiana, e o trabalho, no Centro, a promotora de vendas Mila Campos Dória, de 24 anos, usa agora para planejar melhor suas tarefas na empresa. "Como tenho muitas coisas para fazer, cada tempinho extra que aproveito no dia já faz uma diferença enorme. Nesse intervalo posso conquistar mais alguns clientes", comemora a jovem profissional.
Segundo ela, empresários criaram estacionamentos particulares em terrenos baldios ao longo da avenida Barão de Maruim, o que gerou também emprego e renda e ocupou terrenos abandonados. "Além do mais, no caso da empresa em que trabalho, que promove cursos profissionalizantes, a maior parte dos alunos vem de ônibus e todos aprovaram a proibição. Eles comentam que os ônibus estão mais rápidos, ainda mais nesse trecho aqui", revela Mila.
O motorista de ônibus Elenoaldo Ramos, de 35 anos, que conduz o veículo da linha Augusto Franco/Bugio, também gostou das mudanças na Barão de Maruim e em outras vias da cidade. "Corto a cidade várias vezes por dia, passando por dois terminais de integração. Tem trechos em que o tráfego é mais intenso em alguns horários, mas pelo que tenho visto nos últimos meses, ficou bem melhor a passagem pela Barão de Maruim, principalmente nos horários de 'pico', por volta das 7, das 12 e das 18 horas", comenta.
Autoescolas
Outra medida que vem agradando não só os passageiros como também condutores de veículos em geral é a regulamentação de atuação das autoescolas em Aracaju. Uma portaria publicada no início de 2009 pela SMTT proibiu a realização de aulas práticas em vias movimentadas em horários de maior movimentação. A ação recebeu o apoio de muitos motoristas, que vêm percebendo um tráfego menos congestionado.
Para o taxista José Rodrigues Neto, de 41 anos, sem os veículos das autoescolas ficou mais fácil dirigir nos horários críticos. "Todos têm o direito de aprender a dirigir, mas os alunos vão numa velocidade muito baixa e não conhecem muito do trânsito. Já há carros demais na cidade e os veículos das autoescolas acabam atrapalhando o fluxo normal, por isso é necessário que evitem os horários de tráfego mais complicado", opina Neto.
Não só quem trabalha em trechos movimentados comemora a melhoria do trânsito. A assessora parlamentar Vera Maria Souza, de 48 anos, mora num edifício situado na avenida Barão de Maruim e revela sua satisfação com as alterações promovidas pela SMTT. "Ficou mais rápido ir de casa para o trabalho sem os carros de autoescola, e entrar no estacionamento interno do prédio também, sem veículos parados na calçada", afirma.
Ações
Segundo o diretor de Transporte Público da SMTT, Orlando Vieira, o órgão trabalha em quatro vertentes: educação, engenharia, sinalização e fiscalização. "Estamos atuando nessas frentes com o objetivo de melhorar o transporte e o trânsito na capital e, por consequência, melhorar ainda mais a qualidade de vida da população. Algumas medidas incomodam alguns, mas produzem benefícios maiores", justifica.
Ainda de acordo com Orlando, o resultado das ações da Prefeitura tem aparecido em curto prazo. "Trabalhamos analisando o tráfego em toda a cidade e procuramos respostas que visem eliminar 'gargalos'. No caso do transporte público, a SMTT procura dar mais conforto, mais agilidade e menor custo para os passageiros, e isso vai desde a cobrança sobre as empresas de ônibus até modificações no trânsito, inclusive com temporização dos semáforos", explica.
O diretor explica que a Prefeitura, por meio da SMTT, vem procurando melhorar também os terminais de integração através de reformas e adaptações, cobrar a renovação da frota de ônibus, e combater o transporte clandestino. "Temos hoje uma série de medidas em prática ou em fase de planejamento para deixar a cidade em melhores condições de tráfego e prestar serviços de qualidade a quem mais precisa", reforçou o engenheiro civil especializado em trânsito.