Prefeito abre Conferência Municipal da Criança e do Adolescente

Família e Assistência Social
06/08/2009 14h25
Início > Notícias > Prefeito abre Conferência Municipal da Criança e do Adolescente

Na noite dessa quinta-feira, 6, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, deu início aos trabalhos da VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Cerca de 160 delegados representantes de todas as localidades e entidades competentes do município estão participando do evento, que segue até esta sexta-feira, 7. Com o tema ‘Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal', a conferência discute políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida dos jovens carentes da capital sergipana. O encontro acontece no Real Classic Hotel, na Orla de Atalaia.

"Sempre participei das conferências da criança e do adolescente e desta vez fiz questão de vir aqui mais uma vez garantir que a Prefeitura irá cumprir aquilo que for definido", ressaltou o prefeito, destacando que este é um momento único, em que a sociedade tem a oportunidade de buscar respostas para os desafios que envolvem o tema. "Com o conjunto das inteligências aqui somadas, com a capacidade de cada um, cada um com sua maneira de encarar as questões, certamente serão encontrados os melhores caminhos", afirmou.

Organizada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Aracaju (CMDCA), com o apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), a Conferência é marcada todos os anos pela participação efetiva da sociedade. "A expectativa é sempre de permitir que a sociedade civil, juntamente com o governo, possa discutir as políticas públicas para crianças e adolescentes. A Conferência é um espaço democrático conquistado ao longo dos últimos anos, e é muito importante que a gente possa renovar essa conquista", declarou o presidente do CMDCA, Humberto Góes.

Presente no primeiro dia de atividades, a deputada estadual Ana Lúcia avaliou o tema deste ano como bastante oportuno. "Eu vejo a questão da criança e do adolescente neste país como algo mais abrangente, já que somos um país grande, rico, mas ainda com uma concentração muito grande de riqueza, e isso se reflete na forma como se aplicam as políticas para crianças e adolescentes. Grande parte das famílias pobres tem um número significativo de crianças e elas precisam do poder público", declarou Ana Lúcia.

Palestra

Após a abertura, os delegados assistiram a uma palestra do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Célio Vanderlei Moraes. Mestre em sociologia política, ele tem participado de conferências semelhantes por todo o país.

"Este ano estamos tentando aprimorar o sistema de atendimento para estabelecer os 10 anos da política da infância. Temos que ver como viverão os jovens de Aracaju no ano de 2020 e estruturar essa reflexão à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA]", disse Moraes, que trabalha com consultoria junto aos municípios objetivando a implantação de políticas para crianças e adolescentes.

Também estiveram presentes na abertura da conferência a deputada estadual Conceição Vieira, o presidente da Câmara de Aracaju, vereador Emmanuel Nascimento, a secretária municipal da Assistência Social, Rosária Rabelo, e o presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Carlos Magno.

Confira a programação

Dia 6
08h30 - Leitura e aprovação do regimento
09h30 - Mesa redonda
Eixos Estratégicos:
Gestão da Política - Gestores da Semasc, Semed, Funcaju, Fundat e SMS
11h10 - Debate
12h - Almoço
14h - Mesa redonda
Eixos Estratégicos:
1 - Promoção e Universalização de Direitos em um Contexto de Desigualdades;
2 - Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos.
16h30 - Debate
17h30 - Encerramento

Dia 7
08h às 12h - Trabalho de grupo/Oficinas:
1 - Promoção e Universalização de Direitos em um Contexto de Desigualdades
2 - Proteção e Defesa no Enfrentamento das Violações de Direitos Humanos de Crianças e
Adolescentes
3 - Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos
4 - Participação de Crianças e Adolescente em Espaços de Construção da Cidadania
5 - Gestão da Política
12h - Almoço
13h30 - Apresentação Cultural
14h - Plenária final
16h - Escolha de Delegados
17h - Encerramento - Coffee Break