Apoiado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), o guardião municipal e atleta de taekwondo Geandsson José Viana dos Santos acaba de voltar do 39º Brasil Open da modalidade com duas medalhas na bagagem. A competição aconteceu no último final de semana, no clube do Corinthians, em São Paulo.
Ao todo, 1.200 atletas disputaram títulos em oito categorias normais e uma especial em dupla. A delegação sergipana levou 20 atletas, que conquistaram quatro medalhas de ouro, quatro de prata, uma de bronze e dois troféus na modalidade dupla.
Para ter o direito de disputar o Brasil Open, o atleta da Guarda Municipal participou no início de julho do campeonato sergipano, onde sagrou-se campeão pela 12ª vez na modalidade Kyourigui (luta individual). Em São Paulo, Viana disputou três modalidades, conquistando duas medalhas. "O nível desse tipo de competição é muito alto, por isso exige treinos bem pesados", afirma Geandsson.
Na modalidade Kyourigui acima de 87 kg, Viana foi eliminado na semifinal. Na poomsae (luta imaginária), ele conquistou a medalha de bronze. Já na modalidade budo, que avalia concentração, precisão, força, técnica e postura, Geandsson ficou em segundo lugar, ganhando medalha de prata.
A próxima competição será o Campeonato Brasileiro, no Mato Grosso, que acontece em setembro e servirá para selecionar atletas para a seleção brasileira. "Vou continuar com meu ritmo de treino para poder conseguir uma vitória, brigar por uma vaga na seleção e tentar chegar a uma Olimpíada, que é um sonho, mas não é impossível", contou.