A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) mantém uma agenda de mobilização de prevenção contra a Gripe A, influenza H1N1. As ações, em formato de capacitações e distribuição de informativos sobre a doença, são dirigidas aos profissionais de saúde e setores organizados da sociedade civil.
Na manhã desta sexta-feira, dia 8, os técnicos da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) capacitaram representantes de abrigos e creches da rede municipal. Do setor econômico, o mês passado a PMA capacitou os representantes de bares, hotéis e restaurantes. O evento ocorreu no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps).
Na capacitação desta quinta estiveram 20 representantes de creches e abrigos municipais. Os servidores proporcionaram aos participantes informações técnicas e de prevenção sobre a nova gripe. Das diversas abordagens foram esclarecidas as diferenças da H1N1 em relação à
gripe comum; sintomas dessas doenças, medidas de higiene e de prevenção e as formas de assistência para evitar casos de complicação.
Creches e abrigos
A enfermeira responsável pela área técnica em influenza de Aracaju, Maria Antônia Maia D'Ávila, afirmou que além de crianças é importante que as ações voltadas para creches e abrigos visem também aos adolescentes. "Para o Ministério da Saúde [MS], crianças menores
de dois anos fazem parte do grupo de risco da nova gripe, mesmo assim, precisamos ficar atentos aos adolescentes desses estabelecimentos", diz.
Para Maria Antônia, "de uma forma geral, observa-se que as crianças acima de dois anos e mesmo os adolescentes que moram em abrigos e creches apresentam certa fragilidade por conta da condição social em que vivem. Por isso, enfatizamos as orientações de prevenção à medida que expandimos o nosso público-alvo", afirma.
A coordenadora da creche da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Paulo II, Rosângela Dantas, vê com entusiasmo a iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju. "Tudo o que me foi dito será repassado para a equipe técnica da creche e também para os pais. Percebe-se claramente que a Saúde Municipal se preocupa com a qualidade de vida da juventude aracajuana", comenta.
Ações contínuas
Capacitações como a de hoje entram para o hall de uma série de atividades desenvolvidas pela PMA no combate à Influenza A (H1N1). Desde quando a situação entrou em alerta no Brasil, o governo municipal tem se preocupado em criar mecanismos de informação, prevenção e controle da doença. Médicos, enfermeiros e assistentes sociais são exemplos de profissionais que já passaram pelas qualificações firmadas pela SMS. Toda a logística conta com a distribuição de folders e cartazes com os principais aspectos da enfermidade.
A Unidade de Saúde da Família (USF) Ávila Nabuco também entra na luta, sendo designada para receber os casos suspeitos do novo subtipo da Influenza. A unidade sentinela realiza os exames que podem identificar o vírus da gripe e, a partir daí, dar encaminhamento ao tratamento do paciente.