Depois de anunciar, na última quinta-feira, o nome do mais novo secretário de Comunicação do município de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira empossou na manhã desta segunda-feira, 10, o jornalista Marcos Cardoso. Com quase 25 anos de atividade profissional, o novo gestor atuava há mais de uma década no diário Jornal da Cidade, onde ocupava o cargo de diretor de redação. A cerimônia de posse aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.
De acordo com Edvaldo Nogueira, o nome do novo secretário já vinha sendo pensado há algum tempo e foi lembrado pela primeira vez ainda em 2001, quando o governador Marcelo Déda era prefeito da capital. "Desde que o governador Marcelo Déda conversou comigo sobre a possibilidade de Cauê [ex-secretário municipal de Comunicação que agora integra o Governo do Estado] deixar a prefeitura pra auxiliá-lo no governo, fiquei pensando quem poderia substituí-lo e Marcos Cardoso foi o primeiro nome que me veio à mente", ressaltou.
O prefeito argumentou em seu discurso que Marcos Cardoso tem todos os pré-requisitos para integrar a administração municipal: é competente, ético e uma liderança no meio jornalístico. "Ele tem uma inteligência fulgurante e a capacidade de perceber as situações do cotidiano; é um homem que tem muita criatividade, apesar do jeito calado; tem em sua essência aquilo que casa com a essência do nosso governo: a busca permanente pela ética e o compromisso com a informação correta, com a divulgação daquilo que está se fazendo, de maneira muito efetiva", afirmou.
Para o mais novo secretário de Comunicação, o momento é de muita expectativa, dedicação e trabalho no sentido de dar prosseguimento a um projeto que já se destaca pela qualidade e solidez. "Agora dou uma guinada na minha vida profissional e assumo um cargo importante no poder público. Nesse negócio neurótico, mas gostoso e necessário que é a comunicação de massa, mudo de lado do balcão: deixo de ser consumidor para ser fornecedor de notícia", ponderou.
Marcos Cardoso enfatizou o fato de estar assumindo um dos maiores desafios da sua carreira. "Aceitei o convite agora, senhor prefeito, porque chegou a hora. Queimei etapas, alcancei muito dos meus objetivos, transformei em realidade alguns sonhos que sonhei, e este é o momento certo de trilhar novos caminhos, de encarar um desafio novo. É talvez o maior desafio da minha vida profissional, mas eu não tenho medo e gosto de desafios", destacou.
Cerimônia de posse
Familiares do homenageado, jornalistas e personalidades de variados campos de atuação acompanharam a posse e demonstraram apoio à escolha do prefeito Edvaldo Nogueira. É o caso do integrante da Associação Sergipana de Imprensa (ASI), José Eugênio. "Quem ganhou foi Aracaju e o poder público. Essa escolha foi a melhor possível. Acredito que não é fácil fazer parte da administração municipal, mas Marcos responderá à altura, porque tem capacidade e competência. A presença dele na Secom é uma vitória não só para o prefeito, mas também para a sociedade aracajuana", disse.
Outro nome que ressaltou a clareza e a qualidade do trabalho de Marcos Cardoso foi o jornalista e crítico de cinema Ivan Valença. "Naturalmente que essa escolha não poderia ter sido melhor, até porque Marcos Cardoso é uma das mais figurantes inteligências do jornalismo de hoje de Aracaju. É difícil, mas são etapas que não serão obstáculos pois Marcos tem uma inteligência privilegiada", reconheceu.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe (OAB/SE), Henri Clay Andrade, também prestigiou a posse e elogiou a escolha. "Considero que o prefeito Edvaldo Nogueira marcou um gol de placa para a administração municipal, porque Marcos agrega valor à Prefeitura de Aracaju, seja pela sua conduta ética, por ser um profissional competente e inteligente. Ele é uma grande referência de credibilidade no jornalismo sergipano. Marcos é maior que o cargo", avaliou.
Na opinião do reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué Modesto dos Passos Subrinho, o novo secretário de Comunicação do município irá corresponder às expectativas. "Ele é conhecido como um dos mais importantes jornalistas de Aracaju, com muita experiência, influência e equilíbrio. Sua opção de agora atuar - como ele diz ‘do outro lado do balcão' como secretário de comunicação - irá positivamente interferir na qualidade da comunicação da prefeitura", comentou.
Currículo
Marcos Antônio Araújo Cardoso, 46 anos, nasceu em Aracaju. É formado em Jornalismo pela Universidade Tiradentes (Unit) há 23 anos e pós-graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe, instituição da qual é funcionário concursado desde 1993. Foi professor do curso de jornalismo da Unit e coordenou o laboratório Ciência Press, de divulgação de notícias científicas, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.
Trabalhou no Jornal da Manhã, Jornal de Sergipe, Cinform, A Tarde (BA), TV Aperipê, TV Jornal (Manchete) e TV Sergipe. Atuou como correspondente free-lancer da revista Veja e atualmente era diretor de redação do Jornal da Cidade e colunista do Portal Infonet. Foi premiado duas vezes como o melhor jornalista do ano pela Associação Sergipana de Imprensa (ASI) e lançou recentemente o seu terceiro livro, intitulado ‘Sempre aos Domingos - Antologia de textos jornalísticos', uma coletânea de 73 textos jornalísticos escritos ao longo da profissão.
Presenças
Estiveram presentes à solenidade o secretário de Estado da Comunicação Social, Carlos Cauê, representando o governador Marcelo Déda; o secretário chefe da Casa Civil, Oliveira Júnior; o secretário de Meio Ambiente, Márcio Macedo; o secretário municipal de Planejamento e vice-prefeito, Silvio Santos; o então secretário de Comunicação da prefeitura de Aracaju, Rafael Galvão; os deputados federais Albano Franco e Jackson Barreto; o vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe, Ângelo Antoniolli; o vereador Ivaldo José, representando a câmara dos vereadores; e o reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Joubert Uchôa.
Veja mais...
Confira o discurso de posse do novo secretário de Comunicação