População adere ao cadastro para vagas especiais de estacionamento

Transporte e Trânsito
11/08/2009 18h16
Início > Noticias > 38853

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) foi a primeira no Brasil a pôr em prática as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estabelecem mudanças de regras referentes às vagas de estacionamento exclusivas para idosos e deficientes. Através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a PMA realiza o projeto ‘Vagas Especiais', para incentivar a adesão ao cartão identificador para as pessoas que têm direito a estacionar seus veículos nas vagas especiais.

Posto em prática desde março deste ano, o projeto administra a distribuição de cartões que possibilitam o estacionamento em vagas especiais.  "Mais de 9 mil pessoas já se cadastraram. A expectativa da SMTT é alcançar 20 mil até o final do ano", afirma a coordenadora do projeto, Edla Dias.

Edla destaca que a novidade vem agradando às pessoas beneficiadas pela iniciativa. Exemplo disso é o aposentado Wellington Lima, 67 anos. "Achei ótima essa idéia. Estaciono facilmente em qualquer local. Não perdi tempo nem para fazer o cartão, foi bem rápido", comenta o experiente condutor, cujo veículo está sempre com o cartão à vista, exibindo as informações obrigatórias, como data de emissão e cidade onde vive o usuário.

No entanto, apesar dos cartões serem pessoais e intransferíveis, eles não são vinculados ao carro dos usuários podem utilizá-los em qualquer veículo. O senhor Joel Peixoto dos Santos, 67, sempre que sai com os filhos leva o cartão. "Fiz o cartão há uns quatro meses. Nem sabia que existia esse tipo de iniciativa. Meu filho que me levou à SMTT e fiz rapidinho. Agora, quando saio de carro com meus filhos, levo o cartão comigo", afirmou seu Peixoto, enquanto saia do carro da filha. "Já fiz até propaganda para os meus amigos", acrescentou.

Para Edla Dias, aumenta a cada dia o número de aracajuanos usuários do serviço e a resposta da sociedade vem sendo positiva. "No caso de infração, as pessoas já telefonam para a SMTT para denunciar algum abuso e isso ajuda na fiscalização para garantir esse direito conquistado", reitera a coordenadora do projeto.

Cadastramento

Idosos e deficientes que pretendem realizar o cadastramento devem se dirigir aos estandes de atendimento portando Carteira de Identidade e CPF. No caso de deficiência locomotiva, os interessados devem apresentar também laudo médico comprovando as necessidades especiais.

Estandes de Atendimento:

- Shopping Jardins: das 10h às 22h ;

- Shopping Riomar: das 8h às 22h;

- Sede da SMTT (Distrito Industrial): das 7h às 17h.