Edvaldo acompanha abertura dos Jogos da Primavera 2009

Agência Aracaju de Notícias
12/08/2009 08h31
Início > Noticias > 38856

A 26ª edição dos Jogos da Primavera - promovidos pelo Governo do Estado e considerados o maior evento esportivo escolar de Sergipe - foi aberta na noite dessa terça-feira, 22, no ginásio Constâncio Vieira, em solenidade marcada pela participação inédita de quatro atletas olímpicos: os ginastas Daniele e Diego Hipólyto, o mesatenista Hugo Hoyama, e o sergipano Hélio Lisboa, ex-capitão da seleção brasileira de handbal. Ao lado do governador Marcelo Déda, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o vice, Silvio Santos, acompanharam cada detalhe da festa, que este ano teve como tema a importância do esporte na luta contra as drogas.

A cerimônia de abertura contou também com a participação de representantes das 378 escolas públicas e particulares de Sergipe que vão disputar medalhas em 16 modalidades esportivas. As competições acontecem até o próximo dia 21 e vão mobilizar cerca de 13 mil alunos. Os melhores estarão classificados para participar das Olimpíadas Escolares Brasileiras, que serão realizadas de 10 a 20 de setembro em Poços de Caldas (MG), para atletas com idade entre 12 e 14 anos; e de 5 a 15 de novembro nas cidades de Maringá (PR) e Londrina (PR), para atletas de 15 a 17 anos.

Durante a solenidade, a Orquestra Sinfônica de Sergipe executou os hinos nacional e de Sergipe, além de ‘O Guarany', de Carlos Gomes. Depois de serem homenageados com placas de reconhecimento, os quatro medalhistas brasileiros convidados desfilaram com a tocha olímpica e acenderam a pira dos Jogos da Primavera, sendo ovacionados pelo público.

Cada um fez questão de deixar sua mensagem para os competidores. "Comecei da mesma forma que vocês. Depois de anos praticando esporte, aprendi que se deve buscar ganhar para a vida. Se houver derrota, não desistam do sonho de vocês", disse Diego Hipólyto. "O esporte começa na escola. Comecei jogando aqui, nos Jogos da Primavera, e cheguei à seleção brasileira", lembrou o sergipano Helinho. "Tenho certeza que daqui sairão futuros campeões, atletas que terão uma carreira repleta de sucesso", destacou Hugo Hoyama, antes de desejar boa sorte a todos.

O prefeito Edvaldo Nogueira elogiou a organização e a beleza da cerimônia de abertura. "A festa foi belíssima, um grandioso começo para este que é o maior evento esportivo escolar do Estado. Vamos acompanhar a partir de agora o desempenho de cada escola, em especial das unidades de ensino da rede municipal. A Prefeitura de Aracaju tem adotado uma política de incentivo ao esporte nas escolas e isso se reflete na ampliação da participação dos nossos alunos e na maior competitividade das equipes em eventos como este", observou.

Marco

Para o governador Marcelo Déda, esta edição dos Jogos da Primavera vai ficar para a história. "Pela primeira vez tivemos a participação de quatro atletas de renome internacional, que trouxeram seu exemplo de dedicação e sucesso para milhares de jovens sergipanos. Eles ajudaram a engrandecer esta festa, rica em mensagem, muito bem organizada e emocionante", declarou.

O secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, lembrou que o número de inscritos e escolas participantes é o maior da história dos Jogos da Primavera. "De 2007 para cá conseguimos duplicar a quantidade de alunos inscritos. A participação foi estimulada porque adotamos o mesmo formato e as mesmas regras das competições nacionais e internacionais. Hoje os Jogos da Primavera servem como seletiva para a edição nacional das Olimpíadas Escolares e revelam grandes talentos", enfatizou o secretário.