Nesta quarta-feira, 12, às 16 horas, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), acontece a formatura da sexta turma do Programa Brasil Alfabetizado. Ao todo, 380 jovens com idade acima dos 15 anos, adultos e idosos que não sabiam ler e escrever vão receber certificados. Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju, o Ministério da Educação e a Fundação BB Educar, o programa é realizado em Aracaju desde 2003 e já alfabetizou cerca de cinco mil pessoas.
O Brasil Alfabetizado é destinado às pessoas que não tiveram a oportunidade de ingressar no sistema educacional dentro do período ideal. A proposta metodológica segue a linha introduzida pelo pedagogo Paulo Freire, que tem como objetivo principal desenvolver nos alfabetizandos uma forma cada vez mais crítica de pensar, através da problematização do seu mundo e da sua história de vida, dando-lhes segurança e ampliando sua cidadania.
"A Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura de Aracaju tem viabilizado a execução do programa na capital. Essa é uma iniciativa interessante porque tem como base a metodologia de Paulo Freire, passada aos alfabetizadores através da formação continuada do Programa Horas de Estudo. O Brasil Alfabetizado é voltado para o despertar da consciência política e social do alfabetizando", declarou a professora Isabel Cristina Santos da Silva, coordenadora do núcleo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e gestora local do Programa Brasil Alfabetizado.
Os 380 alfabetizados que hoje receberão certificados iniciaram o curso em novembro de 2008 e concluíram a formação em maio deste ano, cumprindo uma carga-horária total de 240 horas. As atividades aconteceram em escolas da rede pública municipal e estadual, em unidades da Fundat, centros comunitários, salões paroquiais, faculdades e em Centros de Referência da Assistência Social (Cras) em toda a cidade.