Com objetivo de integrar a rede socioassistencial do município e os moradores do bairro Lamarão, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou uma reunião comunitária na localidade. O evento aconteceu na última terça-feira, 11, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras).
O encontro contou com a participação dos representantes da associação de moradores, posto de saúde, escolas, Conselho Tutelar do 5º Distrito, entidades religiosas, ONGs, além de coordenadores e técnicos do Cras e servidores da Semasc. De acordo com a gerente do Programa de Atenção à Família (Paif), Sandra Magno, as reuniões vêm acontecendo desde março em todos os Cras do município.
"Os encontros têm como proposta divulgar os serviços e programas sociais desenvolvidos nos 14 Cras da cidade. Assim que surge alguma demanda em uma comunidade, a equipe técnica do Cras mobiliza a rede socioassistencial e os moradores para discutir a realização dos serviços oferecidos pela assistência social e o que a saúde, educação, ONGs e associação de moradores têm para oferecer à população", ressalta a gerente.
Para a gerente do Paif, os encontros também são exelentes oportunidades para divulgar as campanhas realizadas anualmente nas unidades sociais da PMA. "Essas campanhas têm como foco a inclusão social e cidadania e só têm sentido se houver ampla participação dos moradores", completou.
Para a coordenadora do Cras Lamarão, Lindinalva Alves Nascimento, os serviços oferecidos beneficiam crianças, adolescentes, idosos e seus familiares. "O Centro de Referência da Assistência Social do Lamarão tem contribuído bastante para a integração e o fortalecimento dos vínculos familiares. Hoje atendemos 67 meninos e meninas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil [Peti], 21 adolescentes no ProJovem, 17 idosos no grupo de convivência e mais 45 inscritos. Além desses programas, trabalhamos com as famílias do Bolsa Família e do Programa de Inclusão Produtiva", destacou.
"Para mim, esta reunião trouxe um saldo positivo, porque não conhecia os serviços ofertados pelo Cras à população do Lamarão. Realmente estou muito satisfeito com o trabalho desenvolvido por esta unidade e quero parabenizar a Prefeitura de Aracaju e toda equipe da Semasc", disse o representante da Associação de Moradores do bairro Lamarão, Givaldo dos Santos.