A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Aracaju (SMTT) vem realizando um importante trabalho de educação de condutores de veículos, pedestres e ciclistas, através da Escolinha de Trânsito, setor que realiza campanhas voltadas à redução acidentes e preservação da vida do aracajuano.
De acordo com a coordenadora de educação para o trânsito da SMTT, Marieta Falcão, a escola tem projetos para o controle da velocidade máxima, respeito à faixa de pedestres e às calçadas. "O objetivo de tudo isso é para proteger, sobretudo, o pedestre, que é o maior prejudicado no trânsito. Nos baseamos em dados estatísticos. Quem menos morre é quem está no interior dos carros", afirma.
Dados recentes da SMTT demonstram que houve um aumento significativo no número de veículos particulares que circulam em Aracaju no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2006. Há três anos, a cidade tinha 101.907 veículos e 25.345 motocicletas. Hoje são 111.013 veículos e 37.907 motocicletas, sem contar os meios de transporte de baixa cilindrada.
Campanhas
O projeto ‘Lição de Cidadania' é uma das campanhas desenvolvidas pela escola. Ele estabelece medidas que asseguram a vida e conscientizam o cidadão, preservando o direito de ir e vir, fundamental para a harmonia social. Tendo como público-alvo crianças e adolescentes, estudantes da rede pública e privada de ensino, o projeto prevê que um funcionário da escola atue como operador de trânsito no local.
Além disso, a campanha instrui professores, educa as crianças e distribui para os mais novos o ‘Bloco da Cidadania', possibilitando que a criança multe simbolicamente o motorista do veículo que comete alguma infração. "As crianças são importantes porque, além de serem os futuros adultos, elas educam os pais e cobram o bom comportamento que lhes foi ensinado", comenta Marieta.
Atividades
Através das campanhas, a escolinha busca ainda a humanização do uso dos terminais, mantém uma auto-escola gratuita para pessoas de baixa renda, executa ações relacionadas aos idosos e deficientes e estimula o uso de meios de transporte alternativo, como a bicicleta, considerando que Aracaju é uma cidade plana e possui uma malha cicloviária de 60 Km.
O aracajuano interessado em participar das atividades da ‘Escolinha de Trânsito' ou enviar sugestões deve ligar para os telefones (79) 3179-1450 e 3179-1451.