Oficina aborda norma de proteção da saúde do trabalhador

Saúde
14/08/2009 14h54
Início > Notícias > Oficina aborda norma de proteção da saúde do trabalhador

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã desta sexta-feira, 15, uma oficina para discutir a Norma Regulamentadora nº 32 (NR 32), que trata de saúde e segurança no trabalho. O evento ocorreu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (Cefet/SE) e contou com a parceria de Mistério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Superintendência Regional do Trabalho (SRT).

Cerca de 350 pessoas participaram do encontro, entre conselhos de saúde, trabalhadores das vigilâncias sanitárias de vários municípios sergipanos, gerentes de hospitais, servidores da saúde e auditores fiscais. Para falar sobre a NR 32, a organização do evento trouxe a Aracaju o coordenador do grupo que criou a norma, Mário Bonciani.

A nova regulamentação trata da questão da segurança do trabalhador nos serviços públicos e privados de saúde, e cria protocolos de proteção à saúde e qualidade de vida de quem atua na área. Segundo Bonciani, o que mais chama a atenção no quesito assistência à saúde do trabalhador em Sergipe é a intersetorialiadade. "Sergipe é o único estado do Brasil onde a base desse cuidado é feita de forma integrada, com a participação de vários órgãos e entidades", diz.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast), Jane Curbani, a NR 32 já é aplicada no município. "O nosso objetivo, então, é ampliar a aplicação dos protocolos. Com isso, o resultado será a diminuição dos acidentes de trabalho e a melhoria das atividades laborativas desempenhadas no sistema de saúde público de Aracaju", comenta.

Para a auditora fiscal do trabalho da SRT, Arialda Levi Madureira, a parceria com a SMS é fundamental para a completude e eficácia das ações. "Essa integração é importante e comprova a preocupação por parte do poder público com a qualidade de vida dos trabalhadores", afirma.

Atividades

O processo de discussão da NR 32 na Prefeitura de Aracaju vai além da oficina. Na tarde desta sexta-feira, gestores do SUS estarão reunidos com a equipe da Reast para traçar estratégias de aplicação e supervisão da norma nas atividades da SMS.