A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou nessa quinta-feira, 14, a maior operação contra o comércio de CD's e DVD's piratas deste ano. No total foram apreendidos 14.184 produtos. A diligência aconteceu entre 16 e 21 horas e contou com a participação de 20 fiscais da Emsurb, além de seis agentes da Guarda Municipal, apoiados por dois veículos tipo furgão para o armazenamento dos produtos.
A equipe percorreu diversas localidades, como os conjuntos Orlando Dantas e Augusto Franco; os bairros Coroa do Meio, 18 do Forte, Santo Antônio, Santos Dumont, Bugio, Agamenon, José Conrado de Araújo, América, Siqueira Campos, Centro; avenida Francisco Porto; shopping Jardins e Riomar; bancos e supermercados.
De acordo com o gerente de espaços públicos da Emsurb, Antônio Pereira, as ações vão continuar. "Estamos trabalhando cada vez mais para tentar acabar ou pelo menos diminuir a venda de produtos piratas ou contrabandeados em Aracaju. Nos próximos dias, ações como essa devem ser repetidas", informou.
Na operação ainda foram confiscados guarda chuvas, bonés, capas de celular, além de dois aparelhos para reprodução de DVD's e dois aparelhos de som. Os produtos que não forem ilegais serão devolvidos mediante a apresentação de comprovante fiscal.
As fiscalizações visam garantir o cumprimento da lei municipal 1.500/89, que regulamenta esse tipo de prática na cidade e diz que "é proibido o comércio ambulante em distância inferior a cinco metros das esquinas, nos abrigos de transporte coletivo e nas calçadas com largura inferior a dois metros".
No mês passado, a Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM), que congrega associações distribuidoras de películas no Brasil, enviou um ofício ao prefeito Edvaldo Nogueira externando agradecimentos e elogios pelo trabalho de combate a pirataria desenvolvido em Aracaju pela Emsurb.