A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), inicia nesta segunda-feira, 17, a primeira edição do projeto 'Saúde no Mercado'. A iniciativa irá disponibilizar gratuitamente exames citológicos, clínicos de mama, imunização e verificação de pressão arterial, além de atividades educativas destinadas aos comerciantes dos mercados centrais (Albano Franco, Thales Ferraz e Antônio Franco).
A ação, realizada em parceria com as Associações dos Comerciantes dos Mercados Albano Franco e Thales Ferraz, irá se estender até sexta-feira, 21. "Na maioria das vezes, os comerciantes não têm tempo para buscar atendimento médico. Pensando assim, a Prefeitura buscou disponibilizar todos os exames no local de trabalho", explica a presidente da Emsurb, Lucimara Passos.
No início da noite desse domingo, foi realizada uma reunião para acertar os últimos detalhes da campanha. "Todos vão querer buscar algum tratamento. Acredito que a procura será maior no horário de almoço, considerado mais calmo nos mercados", afirma o presidente da Associação de Comerciantes do Mercado Albano Franco, José Dorgival Alves.
Segundo a coordenadora de Saúde da 5ª região, Silvia Menezes, os exames serão de grande utilidade para a prevenção de doenças. "Selecionamos exames específicos que atenderão a necessidade de cada um", diz. O atendimento será feito das 8 às 17 horas na Associação dos Comerciantes do Mercado Albano Franco e no ponto de apoio da Emsurb no Mercado Antônio Franco.
Confira a programação do primeiro 'Saúde no Mercado':
Exame citológico: dia 17, 8h às 14h; dia 18, 8h às 12h; dia 19, 8h às 14h; dia 20, 12h às 17h.
Exame clínico de mama: dia 21, 8h às 14h.
Imunização (vacina antitetânica e contra a hepatite B): dia 18, 8h às 12h; dia 19, 13h às 17h; dia 20, 8h às 12h; dia 21, 13h às 17h.
Testagem anti-HIV: dia 20, 8h às 11h30.
Verificação de pressão arterial: dia 19 e 20, 8h às 12h.