Projeto melhora trânsito nas proximidades das escolas

Transporte e Trânsito
20/08/2009 10h11
Início > Noticias > 38904

O projeto 'Operador de Trânsito', implantado em Aracaju pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), está contribuindo para a organização do tráfego de veículos nas proximidades das escolas. Funcionários das unidades de ensino que aderiram ao projeto foram capacitados e, juntamente com agentes da SMTT, vêm colaborando com o ordenamento do trânsito nos locais de entrada e saída de estudantes e evitando congestionamentos, causados principalmente por condutores que param em fila dupla.

Durante todo o mês, as ações do projeto vão acontecer em diversas instituições de ensino. Nesta quinta-feira, 20, o contemplado será o colégio Arquidiocesano; e na sexta, 21, as equipes estarão no colégio Jardins. Esta semana, uma das unidades visitadas foi a escola Espírito Santo. Nos horários de pico (das 6h30m às 7h30m e das 11h às 12h30m), a equipe de educação para o trânsito esclareceu condutores sobre a importância de respeitar a faixa de pedestre e do cuidado que se deve ter nas proximidades das unidades de ensino. As orientações foram passadas também pelo operador de trânsito do colégio - que atua devidamente fardado - e por alunos.

"Todos estão vendo com bons olhos essa iniciativa. Os pais, principalmente, se sentem protegidos e tranquilos por saberem que a integridade física de seus filhos é prioridade da escola e da prefeitura. O operador de trânsito é sempre alguém conhecido dos alunos, então existe confiança nessa relação", explica a coordenadora de educação para o trânsito da SMTT, Marieta Falcão.

Adesão

Para participar do Projeto 'Operador de Trânsito', as instituições devem disponibilizar três profissionais do seu quadro de pessoal. Eles passam por um processo de capacitação e participam de um curso sobre noções de trânsito. Muitos já foram treinados e estão atuando desde a volta às aulas na rede particilar.