Saúde e Educação fazem parceria na prevenção à nova gripe

Saúde
18/08/2009 11h47
Início > Notícias > Saúde e Educação fazem parceria na prevenção à nova gripe

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) segue com as atividades de prevenção à nova gripe, Influenza A (H1N1). Em evento firmado com parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), coordenadores pedagógicos das escolas municipais participaram de reunião de mobilização e informação sobre a doença. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira, no auditório do Centro Municipal de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (CEMARH).

O momento atual é de formar multiplicadores em todas as escolas, por meio dos professores, para que eles repassem as informações aos pais e alunos sobre as formas de evitar o contágio com a nova gripe. "Percebemos que a educação municipal já está fazendo a parte dela. Cada escola e creche está desenvolvendo seu trabalho. A nossa intenção é dar um suporte a mais e passar as informações técnicas para que todo esse processo seja desenvolvido de forma qualitativa", afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da PMA, Taíse Cavalcante.

Para a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, a parceria com a SMS é fundamental. "Como a educação tem o princípio de ensinar, é preciso que os próprios professores estejam munidos e sabendo de todos os detalhes a respeito de um determinado assunto. Em questão de saúde pública, ninguém melhor do que os profissionais da área para nos fornecer esse know-how de qualidade para que possamos dar continuidade às ações com a presteza e funcionalidade que objetivamos", disse a secretária.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otília de Araújo Macedo, Patrícia de Jesus, elogiou o método de ensino utilizado no encontro. "Foi tudo bastante didático. O assunto foi ministrado com o auxílio de imagens, gráficos e vídeos. A linguagem simples facilita inclusive quando formos repassar as informações aos nossos alunos", comenta.

Intensificação

A PMA desenvolve uma série de atividades de prevenção à Influenza A (H1N1). Desde quando a situação entrou em alerta no Brasil, o governo municipal tem se preocupado em criar mecanismos de informação e controle da doença. Médicos, enfermeiros e assistentes sociais são exemplos de profissionais que já passaram pelas qualificações firmadas pela SMS. Toda a logística conta com a distribuição de folders e cartazes com os principais aspectos da enfermidade.

A coordenadora Taíse Cavalcante alerta que o momento é de intensificação dessas ações. "Onde houver espaço de aglomeração de pessoas , estaremos trabalhando para prevenir contágios e surtos gripais, não somente em relação a gripe A. Os próximos públicos-alvo serão nas atividades de prevensão são pessoas de asilos, abrigos e presídios", ressalta.