Prefeitura divulga ações contra a gripe A

Saúde
19/08/2009 15h27
Início > Notícias > Prefeitura divulga ações contra a gripe A

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realizou na manhã desta quarta-feira, 19, mais uma capacitação voltada à prevenção da gripe A. Desta vez, a ação foi destinada ao Corpo de Bombeiros. O evento ocorreu no auditório da Academia de Polícia Civil (Acadepol). Na oportunidade, o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, divulgou para os bombeiros e a imprensa o plano de atividades e cuidados elaborado pela administração municipal para evitar o avanço do virus Influenza A (H1N1).

Durante a abertura da capacitação, Marcos Ramos apresentou as ações já realizadas pela PMA desde que o Ministério da Saúde (MS) colocou o Brasil em estado de alerta contra o novo vírus. "Temos trabalhado em várias frentes que priorizam a informação. A prevenção é sempre a melhor ferramenta de combate, e com a nova gripe não é diferente", afirmou.

O secretário também elogiou o trabalho do Corpo de Bombeiros. "Por vários motivos, nós temos que agradecer ao Corpo de Bombeiros. A instituição tem credibilidade e respaldo social, é parceira da Secretaria Municipal de Saúde em situações diversas, como no setor de urgência e emergência, e tem fácil inserção na comunidade", ressaltou.

A tenente Sanany agradeceu a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e se colocou à disposição neste momento de somação de esforços contra a nova gripe. "Queremos repetir e intensificar o apoio dado ao poder público na época da epidemia de dengue, contribuindo para a segurança da população e também para evitar o pânico", comentou.

Os quase 70 bombeiros que assistiram à aula preparada pela SMS conheceram a história da Influenza A (H1N1); a atual situação epidemiológica em Sergipe e no Brasil; os sintomas da enfermidade; bem como os meios de prevenção.

Ações desenvolvidas

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SMS, Taíse Cavalcante, as atividades que já estão em andamento terão continuidade. "Vamos fortalecer os laços já criados e potencializar novas soluções para que tenhamos o mínimo de impacto possível da gripe em nossa cidade", informou.


Conheça as principais ações desenvolvidas pela PMA
:

• Monitoramento e acompanhamento de todos os casos suspeitos pela equipe da Unidade de Resposta Rápida (URR);
• Capacitação de todos os profissionais da Rede de Urgência e Emergência (Reue);
• Treinamento para os médicos da rede particular, em parceria com o Estado;
• Distribuição de material educativo com dúvidas e respostas sobre a nova gripe para todas as redes da Secretaria Municipal de Saúde;
• Capacitação de toda a Rede de Atenção Básica (Reab): médicos, enfermeiros, assistentes sociais, gerentes, etc;
• Distribuição de kits educativos para Associação Brasileira de Agências de Viagens de Sergipe (Abav) para serem entregues a viajantes nas férias de junho;
• Capacitação dos profissionais do setor hoteleiro, restaurantes, bares, rodoviárias, etc;
• Capacitação das coordenações das creches e abrigos municipais sobre os cuidados na prevenção da gripe A, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed);
• Monitoramento das internações por Influenza e Pneumonia através de relatórios emitidos pelo Nucaar;
• Vigilância da Influenza através de unidades sentinelas desde 2005;
• Parceria com Academia da Cidade nas orientações sobre os cuidados da nova gripe;
• Participação da Vigilância Epidemiológica nas videoconferências realizadas pelo Ministério da Saúde;
• Distribuição de fluxogramas de atendimento ao paciente para os profissionais médicos e enfermeiros da rede pública e privada
• Articulação de parcerias (Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Educação, escolas particulares, etc) de mobilização e comunicação na prevenção da nova gripe;
• Capacitação das coordenações pedagógicas de todas as escolas públicas municipais de Aracaju;
• Articulação com a Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado de Sergipe (FENEM-SE) para a orientação na prevenção e cuidados da nova gripe;
• Confecção e distribuição de material educativo.
• Monitoramento do Ministério Público nas ações desenvolvidas em Aracaju.