Doutora em Comunicação ministra curso sobre cinema no NPD Aracaju

Funcaju
19/08/2009 16h02
Início > Noticias > 38943

Teve início na última segunda, 17, e prossegue até sexta-feira, 21, o curso ‘Cinema e Outras Artes', ministrado pela professora Mirian Tavares, doutora da Universidade de Algarves, em Portugal, e coordenadora do Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes da mesma universidade. As aulas acontecem no Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira/Rede Olhar Brasil (NPD Aracaju), unidade mantida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju).

Com todas vagas preenchidas em tempo recorde - apenas três horas após a abertura das inscrições - e um lista de espera com 20 nomes, o curso tem 20 horas-aula e focaliza a relação intertextual que o cinema mantém com outras artes, dando uma atenção especial ao início do século XX. Realizadas a partir de análise e discussão de textos, além de leituras programadas com observações de imagens, as aulas têm como propósito difundir os conceitos fundamentais da linguagem visual e escrita.

Para Mirian, que durante 10 anos foi professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a história das artes visuais não está isolada do cinema, sendo essa relação maior do que se imagina. "Comecei o curso falando sobre o Renascimento, que a princípio pode parecer algo indiferente à sétima arte. Mas, na verdade, o cinema só vingou porque foi construído aos poucos dentro das outras artes que já existiam antes dele", analisa.

Segundo ela, as expectativas em relação ao curso são de que os alunos percebam que há diversas maneiras de estudar o cinema. "De um modo geral, as pessoas que trabalham com as teorias do cinema se voltam a aspectos específicos, a exemplo de questões técnicas, econômicas ou da própria indústria cinematográfica", pontua.

Contribuição

Mirian acrescenta que sua proposta é estabelecer um novo olhar sobre o cinema, independente da área da comunicação em que a pessoa atue. "Pretendo fazer com que elas ampliem os conhecimentos. Uma pessoa que estuda artes visuais pode muito bem pensar o cinema como uma contribuição para o seu próprio trabalho, já que, de certo modo, as artes visuais estão dentro do cinema, o que facilita a relação entre ambos", analisa.

Tendo entre os inscritos alunos de diversas áreas, o curso vai possibilitar a aproximação e o diálogo entre o cinema e as demais artes, como o teatro e a literatura. "Ao ministrar esse curso, acredito que os alunos vão compreender de que maneira esse diálogo pode ser frutífero tanto para o cinema quanto para as outras artes. Assim, pessoas que não trabalham especificamente com a sétima arte, como jornalistas, literatos e atores, podem absorver esses conhecimentos para seus ofícios", explica Mirian.