Biblioteca Clodomir Silva abre programação do mês do folclore

Funcaju
19/08/2009 18h00
Início > Notícias > Biblioteca Clodomir Silva abre programação do mês do folclore

Nany, uma neta bastante curiosa, se utiliza da sabedoria de seu avô, Tatá, para saber tudo sobre o folclore. Ele muito entusiasmado, conta as tradições das cantigas de ciranda, do trava línguas e dos brinquedos como pião, pipa e outros objetos que fazem parte da cultura brasileira. Foi com esta encenação de teatro de fantoches que a Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Liberdade, fez a abertura da programação especial em comemoração ao Dia do Folclore, 22 de agosto.

A intenção da programação, realizada na noite da última terça-feira, foi resgatar os costumes e manter as tradições populares. Em seguida, os contadores de história Ivany Braz de Jesus Oliveira e Tarcísio Bruno Santos Silva encenaram a história de D. Baratinha, uma barata que sonhava em se casar. A cena foi recitada em versos e melodias, em sintonia com um público de crianças, adolescentes e adultos.

A pequena Taysis da Conceição Almeida, de apenas 7 anos, não parava de rir das trapalhadas da D. Baratinha para conseguir um marido. "Na sala de leitura vi um monte de personagens e desenhos falando sobre o folclore. Gostei muito da tarde de hoje, queria que tivesse mais vezes", afirmou.

No contexto das apresentações teatrais foi lançada a 6ª edição da exposição ‘Visão Folclórica', montada pelos dos usuários do Caps Liberdade, com o tema: ‘Ervas Medicinais'. A mostra reúne fotos dos alunos nas visitas de campo e cartazes informando as diversidades de ervas encontradas em Sergipe, contendo nome científico, utilidade das plantas e como são conhecidas popularmente.

Para o coordenador da exposição, Aragão de Lima, este evento proporciona inclusão social aos usuários do Caps. "Eles se sentem maravilhados ao ver o resultado de suas pesquisas sendo observadas pelo público. Isso mostra que eles são capazes para fazer qualquer coisa. Sinto-me muito feliz com este resultado, pois aprendo muito com a força de vontade deles", orgulha-se.

Satisfeito com o efeito da exposição, o coordenador de extensão e ação cultural da Biblioteca Clodomir Silva, Tarcísio Bruno Santos Silva, diz que além do objetivo de preservar a cultura folclórica a instituição também quer acabar com o paradigma de relacionar biblioteca como apenas local para leitura. "Queremos nos aproximar do público, e possibilitar para ele esse contato com a cultura local, através de exposições, de rodas de discussões e de tantas outras atividades que a Clodomir Silva viabiliza", salientou.

No encerramento foi servido um coquetel a todos os presentes e a animação ficou por conta da banda ‘Os caras redondas', que embalou os visitantes e curiosos que passavam por perto. A programação vai até o dia 31 de agosto. A Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva é mantida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). O endereço é Rua Santa Catarina, 314, bairro Siqueira Campos. As escolas que desejarem participar das atividades podem fazer o agendamento pelo telefone (79) 3179- 3742.

Confira a programação:

De 19 a 31 de agosto - das 8h às 17horas - exposição ‘Brinquedos e Brincadeiras'

Às terças e quintas-feiras, às 14 horas, os contadores de história Ivany Braz de Jesus Oliveira e Tarcísio Bruno Santos Silva, do projeto ‘Hora do Conto', vão apresentar os teatros de fantoches ‘O que folclore'; ‘O menino, seu avô e a árvore da vida'; ‘Brincando com provérbios populares' e ‘Brincando com Adivinhas'.

Dia 19 de agosto

9h- Roda de Discussão
Tema: Ervas Medicinais e o Folclore}
Convidados: Andrey Roosevelt Chagas (Professor de História)
Simone Barbosa (Psicóloga do REAP/SMS)

14h- Roda de Discussão
Tema: Ervas Medicinais nos Terreiros
Convidados: Fernando Kasideram (Pedagogo e Babalorixá) e Aragão d' Castelo.

Dia 21 de agosto

Leitura

9h- A Lenda da Mandioca
15h - Teatro de fantoches- o que é folclore?

Dia 24 de agosto

Leitura

9h- A lenda da Vitória Régia
15 - Teatro de fantoches- o que é folclore?