Unidades da Funcaju celebram mês do Folclore

Funcaju
20/08/2009 14h31
Início > Notícias > Unidades da Funcaju celebram mês do Folclore

Com uma programação diversificada voltada ao resgate dos costumes e à manutenção das tradições populares, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), está promovendo uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional do Folclore, comemorado em 22 de agosto.

A programação teve início no último dia 18, na Biblioteca Municipal Clodomir Silva, situada no bairro Siqueira Campos. Em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Liberdade, a unidade realizou uma encenação de teatro de fantoches, que abordou as manifestações, brinquedos e brincadeiras populares.

As atividades na biblioteca prosseguem até o dia 31 de agosto, com rodas de discussões abordando assuntos relacionados ao folclore, contação de histórias, esquetes teatrais, além da 6ª edição da exposição ‘Visão Folclórica'.

Também no dia 18, a Biblioteca Municipal Ivone Vieira de Menezes, localizada no bairro Farolândia, iniciou a programação alusiva ao Dia do Folclore. Até o fim do mês vão ocorrer apresentações de grupos folclóricos, oficina de argila, contação de histórias e exposições.  

Núcleo de Produção Digital

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira | Olhar Brasil, mantido pela Prefeitura de Aracaju e pela Secretaria do Audiovisual/MinC,  promove nesta sexta-feira, 21, às 19h, o encontro ‘O Audiovisual Sergipano e o Folclore', com a exibição de dois curtas metragens de animação do cineasta sergipano Marcelo Roque Belarmino.

A primeira animação a ser exibida é a premiada ‘As Aventuras de Seu Euclides Parafusos', que trata do surgimento do Parafusos, grupo folclórico nascido na cidade sergipana de Lagarto, no qual vários homens brincam enfileirados e rodopiam de maneira sincronizada.

O segundo curta, intitulado ‘As aventuras de Seu Euclides - Chegança', aborda a Chegança, auto popular referente ao ciclo natalino, que representa a luta entre cristãos e mouros em meados do século XVI.

Após a exibição das animações será aberta uma mesa redonda com o intuito de discutir os conceitos que fundamentam a relação entre o audiovisual e o folclore. Farão parte da mesa a Profª. Doutora Mirian Tavares (professora da Universidade do Algarve, em Portugal), o artista popular Augusto Barreto (diretor do grupo teatral Mamulengo de Cheiroso), e o cineasta Marcelo Roque.

Projeto Freguesia

O Projeto Freguesia vai agregar à sua programação apresentações artísticas relacionadas às manifestações folclóricas. Ao meio-dia desta sexta-feira, 21, na Praça Olímpio Campos, acontece a apresentação do grupo ‘Mulungada Percussivos', composto por adolescentes das oficinas de música do Teatro Lourival Baptista. Às 16h30, o palco do Mirante da 13 de Julho recebe os alunos do Oratório de Bebé que integram o Grupo de Percussão do Projeto ‘Tim Arteeducação Sergipe'.

No domingo, 23, o ‘Grupo Afoxé Di Preto' se apresenta às 17h na Orlinha do Bairro Industrial. Já às 20 horas, o grupo cultural 'Peneirou Xerém', composto por senhoras da melhor idade moradoras do Conjunto Castelo Branco, se apresenta na Praça Tobias Barreto.