Grupo de teatro participa do 1º Saúde no Mercado

Saúde
20/08/2009 12h10
Início > Notícias > Grupo de teatro participa do 1º Saúde no Mercado

O lúdico a serviço de uma vida mais saudável. É com esse objetivo que o grupo de teatro ‘A Arte de Prevenir', da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participa de diversas ações de prevenção em saúde pública na capital sergipana. Nesta quinta-feira, 21, os integrantes do grupo estiveram nos mercados municipais para participar do 'Saúde no Mercado', evento que durante toda a semana disponibiliza exames e outros serviços gratuitos para feirantes dos Mercados Municipais Albano Franco e Thales Ferraz.

A grande novidade da apresentação foi a música-tema sobre a nova gripe. O ‘Rap da Influenza' foi criado há algumas semanas e foi cantado pela primeira vez nesta quinta-feira. "Assim como aconteceu com a dengue, mais uma vez o grupo coloca a música a serviço de temas sérios ligados à saúde pública. Essa é uma forma didática de passar informações de prevenção que facilmente ficarão na memória das pessoas", diz a agente de saúde e membro do ‘A Arte de Prevenir', Dora Santana.

Para a vendedora de sorvetes que trabalha na Passarela das Flores, Simone Oliveira, a iniciativa cumpre um papel fundamental, que é o da informação social. "Muitas vezes o que é passado na televisão e no rádio não é suficiente para o entendimento. Mas com a música é diferente, o assunto fica guardado e praticamos as ações preventivas mesmo sem perceber", comenta.

Saúde no Mercado

Desde segunda-feira, a SMS promove a primeira edição do evento 'Saúde no Mercado', que também conta com a parceria da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Exames citológicos, exames clínicos de mama, disponibização de vacina antitetânica e contra a hepatite B, testagem anti-HIV e verificação de pressão arterial estão entre os serviços oferecidos aos feirantes.

"Até amanhã serão trazidos outros benefícios que promoverão mais qualidade de vida aos feirantes. Muitas vezes, eles não podem sair de seu ambiente de trabalho para cuidar da saúde, por isso a ação se faz tão importante", descreve a coordenadora da quinta região da Atenção Básica de Aracaju, Sílvia Menezes.

De acordo com a comerciante Cenira Santana, o projeto 'Saúde no Mercad'o é muito mais abrangente do que parece. "Até os turistas que chegam aos mercados municipais ficam surpresos. Isso mostra que apesar de Aracaju ser pequena em tamanho e os serviços de saúde estarem próximos da comunidade, existe uma preocupação em facilitar ainda mais esse acesso", enfatiza.

Confira a programação:

Exame citológico: dia 17, 8h às 14h; dia 18, 8h às 12h; dia 19, 8h às 14h; dia 20, 12h às 17h.
Exame clínico de mama: dia 21, 8h às 14h.
Imunização (vacina antitetânica e contra a hepatite B): dia 18, 8h às 12h; dia 19, 13h às 17h; dia 20, 8h às 12h; dia 21, 13h às 17h.
Testagem anti-HIV: dia 20, 8h às 11h30.
Verificação de pressão arterial: dia 19 e 20, 8h às 12h.