Saúde no Mercado supera expectativas

Saúde
21/08/2009 18h20

Terminou no fim da tarde desta sexta-feira, 21, a primeira edição do programa ‘Saúde no Mercado', realizada durante toda a semana pela Prefeitura de Aracaju nos mercados Albano Franco e Antônio Franco. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) ofertaram exames gratuitos voltados à promoção da saúde dos comerciantes.

Segundo os organizadores do evento, a procura pelos serviços disponibilizados - exames de lâmina, clínico de mama, imunização contra difteria, tétano e hepatite B e verificação da pressão arterial - superou as expectativas e o saldo da mobilização foi positivo

"A procura foi muito boa. Foi grande oportunidade para que as pessoas que trabalham aqui cuidassem da saúde, porque muitos não têm condições de ir à Unidade de Saúde. Aqui puderam usufruir do serviço no local de trabalho", avaliou a enfermeira da SMS, Mayra Suzana.

De acordo com os profissionais que trabalharam na mobilização, alguns consumidores que frequentam o mercado também acabaram procurando os exames oferecidos pela Prefeitura.

"Nosso público-alvo eram os permissionários, ou seja, as pessoas que trabalham nos boxes dos mercados. Eles entenderam a proposta e participaram da ação. Mas alguns clientes também buscaram consulta e nós atendemos", contou a enfermeira do programa de Saúde Coletiva Clarisse Mandarino.

Aprovação

Talita Andrade trabalha há dois meses numa lanchonete na área do mercado e ficou sabendo dos serviços de saúde através de um colega. A comerciante aproveitou um tempo livre nesta sexta-feira para colocar em dia os exames preventivos. "Achei muito legal este serviço aqui. O pessoal me atendeu direito e eu fiquei muito feliz", disse.

A também comerciante Fabiane dos Santos, que trabalha em um boxe de ferragens, também se disse satisfeita com a iniciativa. "Geralmente a gente não tem tempo de sair para fazer exame, para pegar ficha, marcar. Foi bom porque é aqui pertinho. A idéia foi maravilhosa. O auto-exame de mama, por exemplo, eu não sabia detalhadamente como fazer. Aprendi aqui", comemorou.