Edvaldo coordena debate sobre Mobilidade

Agência Aracaju de Notícias
21/08/2009 18h45

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, foi um dos coordenadores desta sexta-feira, último dia da 55ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da mesa-redonda sobre a Mobilidade Urbana. A mesa foi presidida pelo presidente da FNP, João Coser (prefeito de Vitória), e discutiu temas importantes, como o barateamento da tarifa de transportes urbanos, o crescimento das cidades, e o custo elevado das soluções alternativas, como o metrô ou o Veículo Leve sobre Trilhos. "Quase 40% da população é excluída, porque não tem dinheiro nem para pegar um ônibus", disse Edvaldo.

O evento contou com a presença dos ministros da saúde, José Gomes Temporão, e da Igualdade Racial, Edson Santos, além do deputado federal Eduardo Cunha e de prefeitos e prefeitas dos principais municípios brasileiros. Durante a solenidade de abertura, o deputado Eduardo Cunha entregou nas mãos do presidente da FNP, João Coser, o relatório da PEC 351/2009, conhecida como a nova PEC dos precatórios.

O projeto prevê que os interesses de municípios e de estados sejam atendidos, sem deixar de contemplar direitos adquiridos. "Trabalhei na construção  de um texto conciliatório, com a missão de atender aos dois lados e tornar esse debate uma festa e não uma briga", explicou. A nova versão que contempla boa parte do texto aprovado pelo Senado Federal será apresentada na próxima semana, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

Durante sua fala, João Coser agradeceu o apoio de tantos municípios e destacou a importância do evento. "Esse reunião geral é prova de que estamos juntos em tantas causas comuns ao municipalismo", destacou.
As medidas de prevenção e combate à gripe suína também foram discutidas. O ministro Temporão lembrou da importância do papel dos municípios no combate às doenças. "Avançamos muito e conseguimos reduzir em quase 50% o número de casos da dengue, com relação a 2008. Mas precisamos continuar atentos", pediu.

Veja mais...

Edvaldo discute mobilidade urbana e pagamento dos precatórios