Prefeito visita Zona de Expansão e obras do PAC

Agência Aracaju de Notícias
24/08/2009 08h00

A manhã de sábado, dia 22, foi intensa para o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira. Junto com secretários e diretores de órgãos municipais, ele visitou a Zona de Expansão e as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entre os bairros Santa Maria e Aruana. O objetivo da visita foi verificar in loco as ações para diminuir os danos causados pelas chuvas e o resultado do plano de abordagem de crescimento da área de expansão.

Na semana passada, Edvaldo Nogueira esteve com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, no encontro da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), no Rio de Janeiro, e reforçou o pedido de liberação de recursos federais na ordem de R$ 26 milhões para a construção dos canais Costa do Sol e Beira Mar, o que resolverá de uma vez por todas os problemas de alagamentos na comunidade.

"A prefeitura esta trabalhando de forma efetiva na Zona de Expansão. Todos os empreendimentos liberados estão dentro da lei e nós temos feito um esforço grande para controlar a ocupação do solo nessa região. Assim, podemos levar todas as condições necessárias para minimizar os problemas", enfatizou o prefeito.

A visita iniciou no bairro Aruana, onde Edvaldo Nogueira verificou que, mesmo após três dias de chuvas na última semana, o local resistiu bem ao mau tempo e não acumulou água, como ocorreu alguns meses atrás no Residencial Costa do Sol e no Loteamento Atalaia Sul, ambos localizados na avenida Melício Machado.

O fato se deu graças as ações da prefeitura, que realizou a desobstrução das travessias de bueiro que lançam as águas no canal da avenida Heráclito Rollemberg, além da abertura de valetas para facilitar o escoamento das águas acumuladas em terrenos baldios.

No local foi aberto ainda dois novos ramais para minimizar os focos de alagamentos, que até os dias atuais são monitorados pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). No total foram implantados 43 metros de tubos com diâmetros de 0,80 e 1,0 metro, os maiores da categoria.

"A Zona de Expansão começa a ter um número grande de pessoas, é fato que a cidade está crescendo nessa região. Para oferecer um local digno de moradia temos realizado algumas obras. A Prefeitura de Aracaju interveio com medidas para evitar enchentes, inclusive a chuva dessa semana não afetou a área", observou o prefeito. 

A boa notícia é que durante a 55ª Reunião Geral da FNP, o prefeito Edvaldo Nogueira não só conversou com o ministro das Cidades, mas também com o secretário da Casa Civil para Assuntos Federativos, Alexandra Padilha, no sentido de obter recursos para investimentos em drenagem na Zona de Expansão.

"Nós estamos trabalhando para a liberação dos recursos necessários para a construção dos canais Costa do Sol e Beira Mar. A obra liquidará de uma vez por todas o problema de alagamentos no conjunto Costa do Sol e adjacências", divulgou em primeira mão o prefeito.

Edvaldo Nogueira ainda declarou que está otimista quanto à liberação da verba, pois a pasta de Assuntos Federativos tem a finalidade de promover a articulação na formulação de estratégias e implementação de ações coordenadas e cooperativas entre as esferas federal e municipal de governo, para atendimento das demandas da sociedade.

Residenciais

Em seguida, a equipe se dirigiu aos residenciais Aquários, Brisa Mar, Águas Belas, Horto do carvalho I e II, Costa Nova III e IV, todos empreendimentos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR). O programa foi criado para ajudar estados e municípios a atender a necessidade de moradia da população de baixa renda e, desde 2001, tem comtemplado milhares de aracajuanos. Até o momento são 38 condomínios construídos na Grande Aracaju, o que totaliza oito mil unidades residenciais.

Entre um residencial e outro, foi possível ver praças, canais e lagoas, espaços que fizeram o prefeito solicitar dos secretários cuidado extra. "A   limpeza dos canais deve ser constante na nossa administração.                      No tocante às lagoas, como elas servem como bacia de retenção de água, vamos procurar os órgãos competentes, a exemplo da Administração Estadual do Meio Ambiente [Adema] para, juntos, procurarmos saídas e vermos que pode ser feito no entorno delas", explicou.

De acordo com a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, a atenção que o prefeito dá a cidade é de suma importância para a melhoria da qualidade de vida da população. "Ele solicitou que a manutenção das praças tivesse maior efetividade, pois são áreas de lazer, e que tenhamos sempre a preocupação de colocar na rotina a limpeza de canais. Esse trabalho já é realizado, mas será intensificado", informou.

O presidente da Emurb, Paulo Costa, explicou que a Prefeitura de Aracaju trabalha para que incidentes como alagamentos não ocorram em períodos chuvosos. "Desejamos o progresso da região da Zona de Expansão. Para isso trabalhamos incessantemente", disse.

Obras no PAC

Edvaldo Nogueira não deixou de visitar as obras do PAC, localizadas entre os bairros Santa Maria e Aruana. O imenso pólo habitacional que contará com mais de 2.000 residências já possui, para quem desejar constatar, mais de 500 unidades prontas. Até o momento, 600 residências estão em construções e mil estão em processo de licitação.

Divididos em dois condomínios, os apartamentos finalizados tem uma área de 36 m² e possuem uma sala, dois quartos, uma cozinha integrada à área de serviço e um banheiro. Os futuros moradores receberão moradias completas com os sanitários, pias e tanques de lavar roupas já instalados.

As unidades foram construídas com acabamento em cerâmica no piso de todos os cômodos e com um 1,6 metro nas paredes da cozinha e banheiro. Cada condomínio ainda conta com um reservatório superior de água com capacidade de armazenamento de até 60 mil litros. A medição de água e da energia elétrica será individual e o gás canalizado.

Além da pavimentação das ruas e dos sistemas de drenagem das vias, as famílias contempladas com as obras do PAC irão receber o local com implantação das redes de água e esgoto da Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso), redes de distribuição de energia, ruas calçadas e livres da lama e do lixo.

"Vim acompanhar o andamento da obra, pois aqui terá um complexo que vai mudar de forma muito efetiva a vida dos moradores do bairro Santa Maria. Vamos retirar as famílias do Morro do Avião, e trazer para cá. Essa é uma obra que vai mudar completamente a face do local", ressaltou Edvaldo Nogueira.

Ao se referir ao PAC, o vice-prefeito Silvio Santos lembrou que a oposição tem falado que as obras estão paralisadas, no entanto, as atividades estão dentro do cronograma. "Aproveitamos este sábado para fazer a vistoria e ver como está o andamento das obras. A gente percebe o conjunto de realizações que o nosso prefeito está fazendo, e ficamos orgulhosos e certos de que estamos no seguindo no caminho certo. Essa obra vai fazer a felicidade de boa parte da população".

Presenças

Acompanharam o prefeito Edvaldo Nogueira durante a visita os secretários Bosco Rolemberg (Chefe de Gabinete); Marcos Cardoso (Comunicação); e Dulcival Santana (adjunto de Planejamento), além do procurador geral do município, Luiz Carlos Oliveira de Santana; o diretor administrativo e financeiro da Emsurb, Fábio José da Silva; e o diretor de Operações da Emurb, Sandoval Romão Batista, entre outros.

Veja mais...

Ações reduzem transtornos causados pelas chuvas