Cidadãos capacitados pela PMA conquistam autonomia

Formação para o Trabalho
24/08/2009 12h18

Os cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura de Aracaju por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) têm qualificado cidadãos nas mais diversas áreas. Pessoas que não tinham perspectiva de ingresso no mercado de trabalho, após a conclusão do curso, aumentam suas chances de conseguir um emprego ou até passam a gerar sua própria renda.

Foi o que aconteceu com a turma que participou do curso de doces e salgados, encerrado nesta segunda-feira, 24, na Unidade de Qualificação e Produção Maria Emília dos Santos (Dona Bibi), localizada no bairro Santos Dumont. Ao todo, 25 pessoas receberam o certificado e todas disseram que agora vão em busca da independência financeira. Mais de 80% dos alunos já estão fazendo e comercializando seus produtos.

As treinandas Isabel Passos Pacheco, de 17 anos, Emanuelle dos Santos Oliveira, 17, e Evelyn dos Santos Mota, 16, antes mesmo da conclusão do curso já estavam ganhando dinheiro. As jovens não conseguiram o primeiro emprego e resolveram investir na qualificação profissional. Depois de algumas aulas, as três começaram a preparar doces e salgados para vender em vários lugares.

"A gente está ganhando cerca de 150% do valor investido. Estamos juntas nisso e entre nós existe união. Nos reunimos três vezes por semana e colocamos em prática tudo aquio que aprendemos", comentou Isabel Santos, destacando que vendem os produtos em lanchonetes, bares e para pessoas conhecidas.

"Foi uma oportunidade única em nossas vidas. Jamais poderíamos imaginar que com a nossa idade já seríamos empreendedoras", afirmou Evelyn Mota. As adolescentes agora planejam alugar um ponto fixo para comercializar os doces e salgados que preparam.

Alternativa

A aluna Mônica dos Santos, de 27 anos, seguiu o mesmo caminho. Sentindo que poderia ganhar dinheiro, colocou uma placa em sua residência e já está com uma boa clientela. Diante dos resultados alcançados, ela diz que seu sentimento é de gratidão. "Sei que a Prefeitura está investindo na formação do cidadão, principalmente dos mais necessitados. Já tive a oportunidade de fazer o curso de corte e costura e, da mesma forma, não precisei nenhuma taxa", contou.

Elenilde da Cruz dos Santos, de 27 anos, também está a todo vapor fazendo coxinhas, tortas e doces finos. "A instrutora do curso me incentivou muito e realmente resolvi apostar. Está dando certo", disse a aluna, que vai usar o dinheiro recebido para ajudar nos gastos da casa e criar seus dois filhos.

Modernização

O presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia, prestigiou a solenidade de encerramento do curso e disse que a fundação está se modernizando para atender melhor o cidadão. "É uma determinação do prefeito Edvaldo Nogueira para que a Fundat avance sempre", destacou, acrescentando que os treinandos serão inscritos automaticamente no Balcão de Intermediação de Mão-de-Obra da Fundat.