NPD Aracaju comemora Dia do Folclore com exibição de animações

Cultura
24/08/2009 16h52

Na última sexta-feira, 21, o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira/Rede Olhar Brasil (NPD Aracaju), em comemoração ao Dia do Folclore, 22, realizou o encontro ‘O Audiovisual Sergipano e o Folclore', com a exibição dos curtas de animação 'As aventuras de Seu Euclides - Parafusos', e ‘As aventuras de Seu Euclides - Chegança', ambos do diretor Marcelo Roque Belarmino. Os dois filmes apresentados contam as histórias de Seu Euclides, um sertanejo descendente de escravos que relembra os fatos que deram origem aos folguedos folclóricos típicos de Sergipe, a exemplo dos Parafusos e da Chegança.

Após a exibição, foi realizado um debate presidido pela coordenadora geral do núcleo, Graziele Ferreira. Também participaram das discussões o diretor dos curtas, Marcelo Roque, o diretor do grupo teatral Mamulengo de Cheiroso, Augusto Barreto, e a professora doutora Mirian Tavares, da Universidade do Algarve, em Portugal. A coordenadora disse que projetos como esses muito importantes para a preservação da cultura. "É uma forma de manter a tradição viva. Outro ponto bastante positivo do trabalho de Marcelo Roque é o público que ele atinge, já que ainda é muito difícil encontrar produções audiovisuais para o público infantil", acrescentou Graziele.

O diretor do grupo teatral Mamulengo de Cheiroso destacou o uso do recurso de teatro de bonecos na produção dos filmes. "Marcelo poderia ter usado outros recursos de animação, mas optou, apesar de ser mais difícil, pelo teatro de bonecos. Seu Euclides nos apresenta uma contemplação, uma poética própria, que resgata e preserva as tradições populares, fazendo com que as novas gerações percebam a nossa cultura", observou Augusto Barreto.

Participação

Após a explanação dos componentes da mesa, o público pôde fazer perguntas aos debatedores, tirando dúvidas sobre o processo de produção dos curtas-metragens e sobre assuntos relacionados à preservação da cultura popular. A diretora de TV e curta-metragista Gabriela Caldas falou da importância do encontro. "Iniciativas como essa fortalecem o cenário audiovisual sergipano, fortalecem nossos filmes e ajudam na união, para que não fiquemos posicionados como elementos de cenas isoladas", disse.

O diretor Marcelo Roque lembrou que o NPD Aracaju tem sido muito importante para a formação e o auxílio aos produtores. Ele falou ainda dos seus projetos. "Pretendo continuar com as ‘Aventuras do Seu Euclides' porque há muitos grupos folclóricos aqui no estado, a exemplo do Lambe-Sujo, de Laranjeiras". Para divulgar o novo filme, Marcelo Roque irá distribuir cópias para todas as escolas públicas e participar de festivais, divulgando os resultados de suas pesquisas sobre o folclore sergipano.

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira/Rede Olhar Brasil é mantido pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju). A unidade fica localizado na rua Lagarto, nº 2161, bairro São José. Informações:  (79) 3211-1505.