Peças em mosaico estão expostas no Mirante da 13 de Julho

Funcaju
31/08/2009 09h45
Início > Notícias > Peças em mosaico estão expostas no Mirante da 13 de Julho

Tampos de mesa, porta-trecos, pratos, vasos, jarros de chão, porta-retratos, quadros, bandejas, porta-guardanapos, descanso para panelas, entre outros objetos com aplicações em mosaico estão expostos até o dia 2 de setembro no Mirante da 13 de Julho. O espaço é mantido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) especialmente para que artesãos residentes na capital sergipana divulguem seu trabalho e funciona de segunda a sexta-feira das 9 às 19 horas, aos sábados, domingos e feriados das 9 às 15 horas.

As peças foram produzidas pela bióloga paulista Luciana Crestana, que desde 1991 mora em Aracaju e há 10 anos se dedica às artes manuais, em especial pelo trabalho em mosaico. A artesã autodidata conta que desde cedo admira essa arte milenar, mas somente há uma década decidiu experimentar.

"Comecei fazendo objetos para decorar minha casa, depois fui pesquisando em revistas e me aperfeiçoando. Passei a presentear os amigos e, como não conseguia mais parar de fazer os trabalhos, ingressei na associação de artesãos do Estado e decidi comercializar minhas peças", conta Luciana.

Desde que o Centro de Cultura e Arte de Sergipe foi inaugurado, a artesã comercializa seus trabalhos naquele espaço. Luciana já participou de exposições fora do Estado, e em Aracaju suas obras já foram vistas na Agência Central dos Correios e no Espaço de Artes da Cultura Inglesa, o que acabou gerando bons frutos. "Volta e meia recebo convites de arquitetos para fazer trabalhos de mosaico com aplicações em pisos e paredes de residências. Depois do trabalho feito, os clientes me telefonam para elogiar e agradecer", orgulha-se.

Paciência

Luciana conta que quando começa a produzir peças em mosaico não sente mais vontade de parar, mas que é necessário ter muita paciência e preparo físico para executar a arte. "Além de ter um cuidado especial para cortar as peças, é preciso muita habilidade para manuseá-las com uma pinça, num esforço que exige repetição, muita técnica e bom condicionamento físico", explica.

A arte em mosaico pode ser feita de duas formas: direta, quando as peças são coladas em objetos de cerâmica, madeira, vidro e outros materiais; e indireta, quando as peças são aplicadas sobre superfícies como paredes e chão.

Segundo a artesã, para a execução do trabalho em mosaico são utilizadas pastilhas de vidros, porcelanatos, cerâmicas, azulejos, madeiras, seixos e o que a imaginação permitir. Para a aplicação dos materiais utiliza-se resina, cola branca ou de madeira quando, a depender do caso.