Grupo português de cavaquinho visita prefeitura

Gabinete do Prefeito
25/08/2009 18h00
Início > Notícias > Grupo português de cavaquinho visita prefeitura

O secretário chefe de gabinete da Prefeitura de Aracaju, Bosco Rolemberg, recebeu nesta terça-feira, dia 25, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, o Grupo Cavaquinhos e Cantares à Beira, de Portugal, que se apresentou no último fim de semana no projeto Domingo no Parque, realizado no Parque Augusto Franco (Sementeira). A visita de cortesia teve como objetivo estreitar os laços culturais entre os artistas e o município. 

Os músicos chegaram à Aracaju graças ao intercâmbio musical com o grupo sergipano Cataluzes. Com o apoio da Prefeitura e do Governo do Estado foi possível a apresentação dos portugueses em solo sergipano. "Fomos muito bem recebidos. Com um público desse, qualquer grupo toca e fica satisfeito", elogiou o fundador e relações públicas do grupo - que já existe há 17 anos -, Joaquim Mendes.

Desde o dia 17 de agosto na cidade, os músicos fizeram questão de elogiar tudo o que viram e sentiram. "Aracaju é de uma beleza extraordinária, de uma ponta a outra. Com a sua grandiosidade, com sua verdura, o Parque da Sementeira nos deixa com uma alma melhor", comentou.

Joaquim Mendes ainda destacou que nas apresentações que realiza pelo mundo sempre procura entusiasmar a platéia, mas que em Aracaju aconteceu o inverso. "Aqui o público é quem entusiasmava os músicos. Além disso, tivemos uma grata satisfação, pois fomos recebidos por muitos descendentes de portugueses. Havia ainda um grande público de jovens, nos sentimos em casa. Queremos dizer obrigado à Prefeitura de Aracaju e ao Grupo Cataluzes, pois sem eles não estaríamos aqui", ressaltou.

Sobre o intercâmbio musical entre o município de Aracaju e Portugal, ‘eu digo que a música não tem país, nem limite. Ela é transmitida através do sentimento. A música do Cataluzes nos cativou, através dos de suas letras, melodias, seus instrumentos de cordas", observou Joaquim Mendes. Para Bosco Rolemberg, "temos as origens da nossa brasilidade na nação portuguesa, por isso devemos estar juntos na afinidade musical e nos outros campos de interessa da vida pública nacional", avaliou.

De acordo com o chefe de gabinete, o grupo português que tem como base o instrumento o cavaquinho e possui a marca da brasilidade. "O intercâmbio cultural, tanto na música, assim como na arte, não tem fronteiras. Então a posição do município é manter uma relação estreita com todos os povos, países, estados e nações, não só através do desenvolvimento econômico, político e social, mas também pela atividade artística e cultural. Quem esteve no Domingo no Parque ficou encantado com a precisão e autenticidade da música portuguesa", enfatizou.