Cursos profissionalizantes da PMA contemplam diferentes gerações

Formação para o Trabalho
26/08/2009 10h09
Início > Notícias > Cursos profissionalizantes da PMA contemplam diferentes gerações

Pessoas de faixas etárias diferentes estão unidas em busca do mesmo objetivo: adquirir novos conhecimentos e se capacitar para o mercado de trabalho. A experiência está sendo vivenciada pelos alunos do curso de informática avançada, ofertado pela Prefeitura de Aracaju na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, gerenciada pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat).

Os adolescentes inscritos querem novos conhecimento para adentrar no mercado de trabalho, enquanto profissionais desejam agregar o aprendizado a sua área de atuação, e aqueles que se enquadram na melhor idade pretendem utilizar o computador para se inserir no mundo on-line.

Não é a primeira vez que gerações diferentes se encontram em cursos ofertados pela Prefeitura de Aracaju. As experiências anteriores resultaram em um melhor aprendizado para toda a turma. A explicação está na troca de conhecimento, principalmente. Na Unidade do Jardim Esperança, localizada no bairro Inácio Barbosa, 25 treinandos estão fazendo o curso e têm uma frequência de praticamente 100%.

Viagens on-line

As aulas de informática que acontecem diariamente no Inácio Barbosa são ministradas pelo instrutor Rafael Almeida Barbosa. Um dos alunos é  o aposentado Carlos Alberto Santos de Oliveira, de 70 anos. O seu bom-humor contagia a turma, bem como as aventuras vividas e relatadas por ele.

Carlos tem uma paixão: sua motocicleta. Com ela, viajou para diversos países, a exemplo dos Estados Unidos. Aos 70 anos, ainda tem espírito aventureiro, mas resolveu 'dar um tempo' da estrada e viajar on-line. "Todo aposentado deveria ter um computador para conhecer o mundo sem sair de casa, bem como para fazer operações bancárias e acessar outros serviços que facilitam a vida", opina.

Outro aluno da turma é o oficial administrativo Arlindo Souza Sales Júnior, de 36 anos. "Quero melhorar profissionalmente e é exatamente por esse motivo que estou frequentando o curso de informática avançada", explica, aproveitando para elogiar o instrutor. "Rafael tem firmeza nas suas colocações e não nos deixa com dúvidas. A Fundat está de parabéns pela escolha", coloca.

Tamires Santos, de 18 anos, já tinha frequentado o curso de informática básica e resolveu fazer também o treinamento avançado. "O primeiro emprego é difícil, principalmente para aqueles que não têm qualificação. Mas com certeza, depois desse novo curso, vou ter novas oportunidades", observa a jovem.

Qualidade

Todos os cursos realizados pela Fundat incluem aulas de relações interpessoais, que são ministradas por psicólogos, administradores, pedagogos e outros profissionais capacitados e selecionados criteriosamente. "A nossa proposta é oferecer um curso de qualidade para os cidadãos", afirma o presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia.

Segundo ele, o prefeito Edvaldo Nogueira solicitou rigor na escolha dos instrutores por entender que a formação profissional do cidadão depende desses profissionais. "Os nossos técnicos avaliam os currículos dos instrutores, realizam entrevistas e avaliações específicas na área de atuação de cada um", confirmou.

As aulas de relações interpessoais, que antecedem o curso específico, seja de informática, cabeleleiro ou qualquer outro, servem para desinibir a turma, facilitar a aproximação entre os alunos e o professor e orientar os treinandos para que eles saibam enfrentar o mercado de trabalho em diversos momentos, como entrevistas.