A Prefeitura de Aracaju, por meio de uma ação integrada entre a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Guarda Municipal, Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Secretaria de Governo (Segov), realiza o I Torneio de Integração Juventude contra a Violência. O evento teve início na último dia 21 e prossegue até o final do mês de setembro. A próxima etapa acontece nesta sexta-feira, 28, a partir das 9h, no colégio Estadual Senador José Alves, bairro Coqueiral.
O torneio oferece competições de futsal e futebol de campo, além de atividades recreativas para as crianças e adolescentes assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Aracaju. A ação prioriza a prática de esportes e recreação no enfrentamento à criminalidade. Participarão da programação desta sexta-feira jovens assistidos pelos Cras dos bairros Alto da Jaqueira, Coqueiral, Japãozinho e Soledade.
De acordo com a diretora de Esportes da Funcaju, Silvania Barros, o objetivo do projeto é fazer com que as crianças e os adolescentes interajam e tenham o esporte como uma alternativa para a qualidade de vida e a inclusão social. “Já é possível avaliar o quanto o projeto tem sido satisfatório para esses jovens, devido à participação em massa dos assistidos pelos Centros de Referência”, declara.
No próximo mês, o torneio terá continuidade no Projeto Viver Legal e no Centro Social Urbano (CSU) da rua Alagoas, no bairro Siqueira Campos. O encerramento acontece na segunda quinzena de setembro no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), com a premiação final. "Sempre que houver um vencedor em cada jogo, as equipes receberão medalhas. A equipe vencedora na grande final vai receber um troféu", informa Silvânia Barros.
Todas as crianças envolvidas nas atividades esportivas e recreativas do torneio estão inclusas em algum programa social executado pela Prefeitura de Aracaju. "Temos crianças e jovens de 7 a 18 anos, quase todos frequentadoras do Cras da sua comunidade. As outras são do Programa Segundo Tempo, que atende 26 núcleos das escolas municipais", explica a diretora da Funcaju.
Convênio
O Torneio de Integração da Juventude contra a violência é viabilizado através de um convênio de cooperação federativa formalizado entre a Prefeitura Municipal de Aracaju e o Ministério da Justiça, a partir da adesão do município ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal.
Desenvolvido desde 2007, o Pronasci tem o propósito de aliar ações sociais preventivas no enfrentamento à criminalidade. O público-alvo é formado por jovens de 15 a 29 anos que se encontram em situações de risco. Até 2012, o Programa investirá R$ 6,7 bilhões em todo o país, através de projetos que funcionarão de forma integrada, atuando no cotidiano das comunidades.
A capital sergipana é a terceira cidade do país a ingressar no Programa, que inverte a lógica da segurança pública do país ao estabelecer um pacto federativo e priorizar regiões a partir de um esforço específico da autoridade local na questão da segurança. As localidades prioritárias devem ser selecionadas segundo o índice de violência, particularmente de homicídios.