Escola municipal comemora resultado nos Jogos da Primavera

Educação
27/08/2009 08h46
Início > Noticias > 39007

O esporte e a educação andam juntos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitscheck, no bairro Coroa do Meio. A equipe de atletismo foi a campeã geral da modalidade nos XXVI Jogos da Primavera, com 19 medalhas conquistadas, sendo oito de ouro, nove de prata e duas de bronze. Com esse resultado, a unidade de ensino foi a mais bem colocada entre todas as escolas públicas estaduais e municipais e enviará oito atletas para os Jogos Estudantis Brasileiros (JEB´s).

Os Jogos da Primavera deste ano reuniram 20 mil alunos de 378 escolas públicas e particulares dos 75 municípios de Sergipe. A segunda instituição pública de ensino melhor colocada foi o Colégio Estadual José Amaral Lemos, do município de Pirambu, com sete medalhas de ouro, sete de prata e cinco de bronze, totalizando também 19 medalhas. Os alunos da Emef Juscelino Kubitscheck participaram da premiação, no último dia 21, no Clube do Banese, e não cansam de comemorar o fato inédito.

Segundo o coordenador geral da Emef JK, José Lourenço de Souza Júnior, o desempenho é resultado do apoio da Prefeitura de Aracaju à prática da atividade física e também do empenho de alunos e professores nas salas de aula e nos campos de treinamento. "A educação física é disciplina obrigatória na rede municipal, então tentamos torná-la mais agradável para os garotos e garotas. Além disso, o esporte ajuda no aprendizado e afasta os jovens da criminalidade, das drogas e da prostituição", aprova Lourenço, cuja escola atende a 1536 estudantes nos três turnos.

A Emef também tem uma quadra nova, recém construída, mas o atletismo exige um espaço específico, então os treinos da equipe acontecem três vezes por semana, no estádio João Hora de Oliveira. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) fornece um ônibus para levar os adolescentes e o treinador ao local. "Além do transporte, temos tênis e uniformes fornecidos pela direção do colégio. Isso nos encoraja a continuar treinando e competindo, já que os bons resultados nas pistas garantem até mesmo chances de ganhar bolsas educacionais", revela Jucenaura Santos de Jesus, 15 anos, campeã no eptatlo e no revezamento.

Juce, como ela é mais conhecida, conta que treina atletismo há seis anos na Emef Juscelino Kubitscheck e que não pretende parar tão cedo. "Quero me tornar uma atleta profissional, mas sem esquecer do estudo. Por isso quero seguir o exemplo de minha irmã, que pratica atletismo e não desliga a atenção dos livros, tanto que recebeu convites para terminar o ensino médio em outras escolas", diz a atleta do último ano do ensino fundamental, que pela segunda vez representará Sergipe nos Jogos Estudantis Brasileiros (JEB´s).

JEB´s

A competição reúne os melhores atletas escolares do Brasil e acontecerá em dois estados diferentes. Para garotos e garotas de 12 a 14 anos de idade, na categoria A, os jogos acontecerão em Poços de Caldas (MG), em setembro. Já a categoria B, que vai de 14 a 17 anos, terá sedes em Londrina e Maringá (PR), em novembro. A Emef Juscelino Kubitscheck levará oito representantes, entre eles Ranyelle Oliveira Cruz, 14, que teve o maior número de medalhas da equipe nos Jogos da Primavera e competirá pela segunda vez na categoria A dos JEB´s, em Minas Gerais.

"Vou dar o máximo de mim para subir ao pódio dessa vez lá fora, com mais experiência. Mas se não for o caso, vou continuar treinando para ir aos Jogos Estudantis do próximo ano, de novo, e no próximo também. Não quero parar e vou competir enquanto puder", garantiu Ranyelle, que, assim como os demais atletas da equipe, mora no Coroa do Meio. Ela se classificou para os JEB´s com três títulos nos Jogos da Primavera, conquistados nas provas de 80 metros com barreira, revezamento 4x100 metros e nos 250 metros rasos.

Outro que está na expectativa é Gênisson Francisco dos Santos, 14. Ele vai estrear nos JEBs em Poços de Caldas e espera um bom resultado no arremesso de dardo e arremesso de peso. "Pratico atletismo há um ano e espero conseguir me classificar para as finais, se Deus quiser. Mas se não der dessa vez, tento de novo. Estou começando e quero melhorar a longo prazo", brinca o iniciante. Da mesma forma pensa Juce, que vai viajar com outro grupo para Londrina. "Será a terceira vez nos JEB´s, mas é a estréia na categoria B e quero ter um bom desempenho", adianta.

Ao todo, o atletismo da Emef Juscelino Kubitscheck conta com 24 participantes e essa turma é treinada há um ano por Luciano Brito Filho, que é estudante de Educação Física. "Desde que comecei meu estágio na prefeitura ganhei esse presente aqui. Esses meninos são joias que precisam ser trabalhadas e por isso temos todo o cuidado de incentivar a participação nos treinos e nas provas. Dentro do que é possível, temos todo o apoio para esse trabalho", revela, acrescentando a satisfação em dar continuidade às ações da professora Gorete Aragão, aposentada no ano passado.