PMA e Sesi estarão juntos em caminhada contra o fumo

Saúde
27/08/2009 17h00
Início > Noticias > 39013

Pelo terceiro ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participará da caminhada ‘Sesi Vida Saudável', que acontece neste sábado, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo. O evento é promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) há cinco anos com o objetivo de incentivar a adoção de hábitos que elevem a qualidade de vida.

A concentração acontece às 8 horas na Praça da Bandeira, onde os participantes receberão um kit contendo camiseta e boné. O percurso termina na Praça General Valadão, que estará abrigando uma feira educativa anti-tabagismo com vários estandes. Em um deles, a equipe da Coordenação de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (Dant) da SMS vai informar os participantes sobre as medidas de combate ao cigarro.

"Trabalhar tabagismo em datas comemorativas é uma grande ação de promoção à saúde, já que o índice de pessoas que morrem de câncer em decorrência do cigarro é cada vez maior", ressalta a coordenadora do Dant, Sayonara Carvalho.

De acordo com ela, durante toda a semana o Dant disponibilizou material educativo sobre os malefícios do tabaco nas 43 Unidades de Saúde da Família de Aracaju e ainda nas 25 escolas municipais que integram o Programa ‘Saúde das Escolas'. "O objetivo destas atividades é conscientizar as pessoas, principalmente a população mais jovem, sobre os prejuízos do cigarro à saúde", destacou.

Academia da Cidade

Este ano, a caminhada vai contar com a participação de cerca de 500 pessoas beneficiadas pelo projeto ‘Academia da Cidade' da SMS e por 48 profissionais que atuam em oito pólos da iniciativa, que oferece atividades físicas gratuitas em espaços públicos espalhados por toda a cidade.

A proposta é melhorar o condicionamento e prevenir doenças, contribuindo para a promoção da saúde física e mental. Além das aulas, os inscritos têm acompanhamento médico.

Assistência

A Prefeitura de Aracaju disponibiliza um centro de referência para as pessoas que desejam parar de fumar. O serviço é oferecido no Hospital Universitário (HU), localizado na rua Cláudio Batista, s/n, bairro Sanatório.

O tratamento é gratuito e o encaminhamento é realizado pelos profissionais da rede básica de saúde do município.

Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, criado através da Lei Federal nº. 7.488, é comemorado desde 1986, sempre no dia 29 de agosto, e tem a população jovem como principal alvo.

Em geral, é o jovem que apresenta maior vulnerabilidade para iniciação do uso de drogas. Sabe-se, por exemplo, que 90% dos fumantes adultos tornaram-se dependentes do fumo até os 19 anos de idade.

O objetivo da comemoração da data é sensibilizar e estimular os jovens a não experimentar produtos derivados do tabaco, e aos já fumantes, propor largar o vício do fumo.