Dentro do espaço mensal de educação permanente coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com foco no trabalho dos psicólogos, foi comemorado na manhã desta quinta-feira, 27, o Dia do Psicólogo, celebrado na presente data. O evento ocorreu no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Prefeitura de Aracaju.
De acordo com a gestora de saúde mental do município de Aracaju, Ingrid Ferreri, sempre na última quinta-feira de cada mês ocorrem reuniões no Cerest entre os profissionais da rede para fazer uma avaliação periódica do serviço e traçar metas. A edição do dia 27 contou com uma programação especial: a palestra ‘Ética Profissional do Exercício do Psicólogo'.
"Do ano passado pra cá, a reunião configurou-se como o espaço do psicólogo; de qualificação e de formação desses profissionais para trabalhar no Sistema Único de Saúde, o SUS Aracaju. A peculiaridade da nossa rede é ter uma referência ambulatorial que está dentro da estratégia de Saúde da Família", esclareceu Ferreri.
Apesar de o Ministério da Saúde (MS) não prever o trabalho do profissional em psicologia nas Unidades de Saúde da Família (USF), o município de Aracaju deu um passo à frente, inserindo-o em centros de Referência Ambulatorial- quatro ao todo - para dar suporte à demanda da cidade.
Cada unidade de referência é formada por uma equipe composta por um psiquiatra e dois psicólogos. Das 43 USF existentes no município, quatro funcionam como centros de referência e chagam a atender até 12 outras bairros incluídos no Programa de Saúde da Família.
A psicóloga Ana do Carmelo, que atua há quatro anos na Unidade Geraldo Magela, instalada no conjunto Orlando Dantas, bairro São Conrado, considera o trabalho gratificante. "Um dos fatores positivos do nosso trabalho é a assistência direcionada às pessoas que não teriam acesso de outra forma", informou.
Saúde Mental
Aracaju vem mantendo desde 2007 o título de terceira melhor rede municipal voltada ao tratamento de portadores de tormentos psíquicos. O reconhecimento é do MS em função da qualidade e variedade de serviços prestados. Atualmente, a rede de saúde mental é composta por seis Centros de Apoio Psicossocial (Caps), quatro USFs com Referência Ambulatorial, quatro serviços de Residências Terapêuticos e a Urgência Psiquiátrica do Hospital São José
Confira o endereço das Referências Ambulatoriais das USFs:
USF Francisco Fonseca
Endereço: Rua Álvaro Maciel, 296, bairro 18 do Forte
Fone: 3179-2434
USF Anália Pina
Endereço: Av. Airton Sena, S/N, conjunto Almirante Tamandaré
Fone: 3179-2835
USF Sinhazinha
Endereço: Av. Hermes Fontes, S/N, bairro Grageru
Fone: 3179-1540
USF Geraldo Magela
Endereço: Rua Central IV, S/N, conjunto Orlando Dantas
Fone: 3179-1704