Prefeitura de Aracaju comemora Dia do Psicólogo

Saúde
27/08/2009 16h36
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju comemora Dia do Psicólogo

Dentro do espaço mensal de educação permanente coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com foco no trabalho dos psicólogos, foi comemorado na manhã desta quinta-feira, 27, o Dia do Psicólogo, celebrado na presente data. O evento ocorreu no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Prefeitura de Aracaju.

De acordo com a gestora de saúde mental do município de Aracaju, Ingrid Ferreri, sempre na última quinta-feira de cada mês ocorrem reuniões no Cerest entre os profissionais da rede para fazer uma avaliação periódica do serviço e traçar metas. A edição do dia 27 contou com uma programação especial: a palestra ‘Ética Profissional do Exercício do Psicólogo'.

"Do ano passado pra cá, a reunião configurou-se como o espaço do psicólogo; de qualificação e de formação desses profissionais para trabalhar no Sistema Único de Saúde, o SUS Aracaju. A peculiaridade da nossa rede é ter uma referência ambulatorial que está dentro da estratégia de Saúde da Família", esclareceu Ferreri.

Apesar de o Ministério da Saúde (MS) não prever o trabalho do profissional em psicologia nas Unidades de Saúde da Família (USF), o município de Aracaju deu um passo à frente, inserindo-o em centros de Referência Ambulatorial- quatro ao todo - para dar suporte à demanda da cidade.

Cada unidade de referência é formada por uma equipe composta por um psiquiatra e dois psicólogos.  Das 43 USF existentes no município, quatro funcionam como centros de referência e chagam a atender até 12 outras bairros incluídos no Programa de Saúde da Família. 

A psicóloga Ana do Carmelo, que atua há quatro anos na Unidade Geraldo Magela, instalada no conjunto Orlando Dantas, bairro São Conrado, considera o trabalho gratificante. "Um dos fatores positivos do nosso trabalho é a assistência direcionada às pessoas que não teriam acesso de outra forma", informou.

Saúde Mental

Aracaju vem mantendo desde 2007 o título de terceira melhor rede municipal voltada ao tratamento de portadores de tormentos psíquicos. O reconhecimento é do MS em função da qualidade e variedade de serviços prestados. Atualmente, a rede de saúde mental é composta por seis Centros de Apoio Psicossocial (Caps), quatro USFs com Referência Ambulatorial, quatro serviços de Residências Terapêuticos e a Urgência Psiquiátrica do Hospital São José

Confira o endereço das Referências Ambulatoriais das USFs:

USF Francisco Fonseca

Endereço: Rua Álvaro Maciel, 296, bairro 18 do Forte
Fone: 3179-2434

USF Anália Pina

Endereço: Av. Airton Sena, S/N, conjunto Almirante Tamandaré
Fone: 3179-2835

USF Sinhazinha  
Endereço: Av. Hermes Fontes, S/N, bairro Grageru
Fone: 3179-1540

USF Geraldo Magela
Endereço: Rua Central  IV, S/N, conjunto Orlando Dantas
Fone: 3179-1704