Prefeito acompanha concessão de título ao ministro do STJ Castro Meira

Agência Aracaju de Notícias
27/08/2009 19h49
Início > Notícias > Prefeito acompanha concessão de título ao ministro do STJ Castro Meira

A contribuição para o engrandecimento de Aracaju através do julgamento de grandes causas, como juiz federal, e para a formação de novos profissionais de direito, como professor em universidades locais, levaram o agora ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) José de Castro Meira a receber o título de cidadania aracajuana. A homenagem aconteceu na tarde desta quinta, 27, na Câmara Municipal, com a presença de diversas autoridades, a exemplo do governador de Sergipe, Marcelo Déda, e do prefeito da capital, Edvaldo Nogueira.

Para Edvaldo, essa foi uma justa declaração do reconhecimento do valor das pessoas que escolhem Aracaju para viver e ajudam a desenvolvê-la. "A cidade reconhece nesta data uma importante figura do campo jurídico, uma pessoa que destacou-se pela postura séria e atuação irrepreensível", destacou o prefeito, que cumprimentou o ministro Castro Meira ainda antes do evento, junto com o governador Marcelo Déda, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Roberto Porto, o presidente da Câmara, Emannuel Nascimento, e o vereador Élber Batalha Filho.

Já no plenário da Câmara, a solenidade de entrega do título foi aberta pelo presidente Emannuel Nascimento. Ele lembrou que a propositura para a concessão da homenagem foi feita em 2003 pelo então vereador Zeca da Silva, hoje deputado estadual. Ele foi representado pelo vereador Élber Batalha Filho, que lembrou extenso o currículo de Castro Meira e resgatou a passagem do magistrado por Aracaju. "O ministro, então juiz federal, veio para cidade substituir um colega e logo se apegou a essa terra, pedindo meses depois sua remoção para cá", recordou.

Em seu discurso, o ministro Castro Meira destacou a beleza de Aracaju e a forma organizada como a cidade vem crescendo. O magistrado falou ainda dos laços de amizade que firmou na capital sergipana e a satisfação em se tornar oficialmente um cidadão aracajuano. "Eu me orgulho pelos 10 anos que vivi aqui, tanto que vinha pedindo a ajuda de pessoas como o prefeito Edvaldo Nogueira, quando o encontrava, para agendar a data na qual eu pudesse vir receber esse título. Demorei a vir por problemas de saúde na família e por inadiáveis compromissos de trabalho", disse Meira, que esteve acompanhado da esposa e de seus filhos.

Ministro

Baiano de Livramento do Brumado, José de Castro Meira nasceu em 22 de março de 1943. Tem quatro filhos e é casado com Maria Terezinha Santos Meira. Iniciou sua carreira em 1968 no Ministério Público da Bahia, de onde saiu para a Procuradoria da Fazenda Nacional, em 1974.

Integra a Justiça Federal desde 1976 e atuou como juiz federal na Bahia e em Sergipe, de 1980 a 1989, até ir para o Recife ocupar o cargo no TRF. Foi presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e foi o primeiro ministro a ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para compor a Corte do STJ, em junho de 2003.

Presenças

O evento foi prestigiado pelos desembargadores do Tribunal de Justiça Edson Ulisses, Marilza Maynard e Artêmio Barreto, o conselheiro do Tribunal de Contas Clóvis Barbosa, o procurador Geral do Estado, Márcio Rezende, o deputado estadual Zeca da Silva, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Sergipe, Henry Clay Andrade, os ex-governadores dos estados de Sergipe, João Alves Filho, e do Amapá, Gilton Garcia, o prefeito de Estância, Ivan Leite, o ex-prefeito de Aracaju, José Carlos Teixeira, além de vereadores da capital, juiízes, promotores e advogados.