Aos 23 anos, a sergipana Eliana Barros, natural do município de Nossa Senhora do Socorro, terminou o segundo grau e ficou apta a concorrer a uma vaga na universidade. Mas, como lhe faltava tempo e dinheiro, priorizou a família. Deixou de lado os estudos e foi cuidar do lar. Nunca fez um vestibular. "Eu nem podia passar na universidade pública e nem tinha condições de pagar uma particular", conta Eliana. Hoje com 43 anos, ela se depara com uma boa oportunidade e não pensa duas vezes.
Aluna de um dos pólos do pré-vestibular da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Eliana irá disputar o próximo vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Melhor que isso: não vai precisar pagar a taxa de inscrição. A chance veio através de uma parceria entre a Seed e a Secretaria de Estado da Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides), que tornou isentos do pagamento da taxa os 5 mil alunos de baixa renda matriculados nos 34 pólos do Pré Seed distribuídos por todo o Estado.
A assinatura do convênio entre as secretarias estaduais aconteceu na noite dessa quinta-feira, 28, no clube do Banese, em solenidade que contou com a presença do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. "É uma iniciativa que também é muito importante para a capital, já que grande parte dos alunos estuda em escolas públicas de Aracaju", afirmou o prefeito, exaltando os bons números que o pré-vestibular do Governo do Estado vem obtendo nos últimos anos. "O Pré Seed é um sucesso e prova disso é que a cada ano mais estudantes de escolas públicas são aprovados nos vestibulares", destacou o prefeito.
Em 2009, a rede estadual registrou 2.242 aprovações em vestibulares, sendo 1.179 na UFS. "Vamos assumir o desafio de aprovar mais alunos da rede pública do que aprovamos no ano passado, quando já tivemos o recorde histórico de aprovação nos vestibulares de Sergipe e de outros Estados", ressaltou o governador Marcelo Déda. "Tudo isso significa um esforço grande para melhorar a qualidade de vida, ampliar as oportunidades para nossa juventude e ao mesmo tempo transformar a economia sergipana numa economia competitiva, que atraia grandes investimentos e que gere empregos de qualidade", concluiu.
Parceria
O termo de isenção foi assinado diante de cerca de 500 alunos contemplados. Para viabilizar a iniciativa, uma quantia de R$ 250 mil em recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza será repassada para a Seed. "O momento é de alegria, principalmente para quem vem das mais distantes comunidades do Estado para participar desta celebração. Uma celebração de um governo que compreende que a inclusão se faz através da garantia do direito pela educação. E é nessa perspectiva que as secretarias se integram para garantir o direito dos jovens", disse a secretária de Estado da Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social, Conceição Vieira.
Para o secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, nesta quinta-feira o Governo deu mais um passo significativo no processo de recuperação do prestígio da escola pública sergipana. "Nossa educação está melhorando e assim vai continuar", disse Lima. Representando os alunos, o presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses), Abi Custódio, parabenizou o governo do Estado por permitir que os estudantes possam lutar por uma educação de qualidade.
Presenças
Também compareceram ao evento o deputado federal Iran Barbosa, a deputada estadual Ana Lúcia, o vice-reitor da UFS, Ângelo Antoniolli, os vereadores Ivaldo José e Moritos Matos, além de lideranças estudantis e professores representantes de escolas de todo o Estado.