Desfile Cívico da rede municipal será domingo

Educação
28/08/2009 18h01
Início > Noticias > 39022

Neste domingo, 30, das 8 às 12h, a Prefeitura de Aracaju realiza o tradicional desfile cívico em comemoração à Semana da Pátria, na rua Bahia, bairro Siqueira Campos. Participarão do evento 47 instituições, entre as quais 36 escolas das redes municipal e particular da capital, militares, escoteiros e bandeirantes.

Com o tema ‘A Cultura Popular em Desfile', a comemoração deste ano vai ser uma grande aula pública e cada escola irá trabalhar um aspecto cultural diferente. Os 4 mil alunos que vão desfilar na Rua Bahia estão estudando o tema desde o início do ano letivo e participando da caracterização da escola

"Eles ficaram encantados com o assunto e com o que aprenderam sobre o Grupo Imbuaça", conta a coordenadora pedagógica da Escola Freitas Brandão, Wilma Fernandes Rocha, que ficou responsável pela abordagem do sub-tema 'Teatro e Cordel'.

Neilton Diniz Silva, coordenador geral da escola municipal Jaime Araújo, uma das escolhidas para criar um carro alegórico, relata que principalmente para os alunos que integram a banda da escola o desfile é uma forma de integração e inserção social. "Estamos realizando vários ensaios e os alunos estão muito envolvidos. É uma forma de visualizar a cultura na prática. Vamos fechar o desfile com um carro alegórico baseado no mosaico cultural que compõe o país", antecipa.

Trânsito

Devido ao grande número de pessoas presentes ao evento todos os anos, o que aumenta consideravelmente o fluxo de veículos nas áreas circunvizinhas, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) irá realizar uma grande operação na região.

Os agentes da SMTT estarão no local a partir das 6h, controlando os principais cruzamentos e isolando com sinalização móvel as ruas que dão acesso ao evento, deixando o percurso do desfile sem nenhum veículo, e ajudando a minimizar os transtornos causados pela grande área isolada ao trânsito. Será designado um total de 37 pessoas entre equipe de comando, isolamento, apoio logístico e motoristas, além de sete viaturas.

De acordo com o coordenador de trânsito da SMTT, capitão José Luís, as alterações no trânsito serão realizadas para garantir segurança e organização. "O fluxo de veículos da rua Mariano Salmeiron sentido oeste/leste será desviado para a rua Distrito Federal, acessando a av. Desembargador Maynard. O fluxo de veículos da rua Santa Catarina sentido leste/oeste será desviado para a rua Amazonas, acessando as ruas Mato Grosso e Distrito Federal, retornando para a rua Santa Catarina", informou.

A SMTT também irá implantar e operacionalizar pontos de transporte público extraordinários nas proximidades do local de realização do evento, tanto individual (táxi) quanto coletivo (ônibus). Dessa forma será otimizado o escoamento da massa populacional que utiliza o transporte público para chegar ao desfile cívico.