Acontece neste domingo, dia 30, às 13h, na Orla de Atalaia, a VIII Parada GLBT de Sergipe. O evento, que já se destaca no calendário nacional, abordará o tema ‘Sexualidade e Gênero não distinguem a personalidade humana' e contará com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).
Segundo o presidente da Associação de Defesa Homossexual de Sergipe (Adhons), Marcelo Lima, integrante da comissão organizadora, durante a parada será feita uma grande campanha de combate às doenças sexualmente transmissíveis (DST) e à AIDS, com distribuição de panfletos educativos e preservativos.
A organização da Parada GLBT começa muito antes do dia 30 de agosto. Nesse período preparatório, são realizadas diversas atividades. No mês de julho, por exemplo, aconteceu o 7° Circuito do Orgulho GLBT, que consistiu em uma série de seminários, apresentação de vídeos, bate-papos.
Marcelo Lima destacou ainda que é preciso acabar com o preconceito e a discriminação. "Nós estamos em todos os lugares. Somos médicos, políticos, professores, pedagogos, trabalhadores rurais. Não faz sentido que a violência baseada na homofobia continue a se perpetuar. Temos que combatê-la com a ajuda de todos os segmentos sociais", ressaltou.
A presidente da Associação de Direitos Humanos e Cidadania GLBT de Aracaju (Astra), Tatiane Araújo, destacou o quanto as instituições democráticas estão cada vez mais se aproximando dos movimentos sociais de combate à homofobia. "O diálogo com os Poderes Executivo e Legislativo vem se ampliando e já realizamos o evento em sete cidades do interior", enfatizou.
Apoio
Um dos marcos para o movimento GLBT em Sergipe foi a institucionalização do Dia Municipal de Combate à Homofobia, que passou a ser comemorado em Aracaju em 17 de maio. A data passou a fazer parte do calendário oficial de eventos do município por meio de lei aprovada por unanimidade pelos parlamentares da capital e sancionada pelo prefeito Edvaldo Nogueira.
"A sanção municipal representa um marco histórico para o movimento. É mais uma prova do reconhecimento que a prefeitura direciona à causa. Edvaldo Nogueira sempre esteve ao nosso lado, sempre sentimos o canal de diálogo aberto", afirmou o presidente da Adhons.